Segundo dados do Boletim da Secretaria de Estado da Saúde sobre novos casos e óbitos da Covid-19 no estado do Piauí, o mês de Setembro foi o mês com menos óbitos registrados desde o início da pandemia. Os números apontam 66 óbitos registrados no mês de Setembro de 2021 e 2715 novos casos da doença.

Os números colocaram o mês de Setembro como o mês onde o estado registrou menos óbitos por covid-19 no ano de 2021, substituindo o mês de agosto deste ano, quando o estado havia registrado 110 óbitos.

O Secretário Florentino Neto explica que as medidas adotadas pelo governo do estado na área da saúde através da Sesapi desde o início da pandemia de Covid-19, e os trabalhos realizados com o início da vacinação da população até esse momento são os motivos que fazem os óbitos reduzirem no estado.

“O ideal seria que nenhum piauiense perdesse sua vida para Covid-19, mas estamos nos aproximando desse momento. Temos trabalhado incansavelmente desde o início da pandemia para garantir melhores estruturas e atendimento de qualidade para toda a população que necessite de uma assistência médica. Isso vem nos permitindo salvar inúmeras vidas que chegam até os hospitais da nossa rede hospitalar”, destaca o gestor.

Ele também chama atenção para o trabalho que o estado vem fazendo levando as vacinas para todos os 224 municípios, permitindo que as prefeituras possam imunizar seus habitantes.

“Desde o início da vacinação aqui no estado, a Sesapi vem garantindo que as vacinas que o ministério da saúde nos encaminha cheguem até os 224 municípios do nosso Piauí. Hoje nós já temos mais de 2 milhões de piauienses vacinados com pelo menos a primeira dose das vacinas e mais de 1 milhão deles já completou o esquema vacinal com as duas doses. As vacinas salvam vidas e vamos garantir que elas cheguem a todos os piauienses”, disse o secretário.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o Piauí já conta com 2.148.725 pessoas que já tomaram a 1° dose das vacinas contra a Covid-19. O SIPNI mostra ainda que o estado já possui 1.189.950 pessoas que já completaram o esquema vacinal, seja com as 2 doses dos imunizantes ou através da dose única.

Herlon Guimarães, superintendente de atenção primaria a saúde da Sesapi, explica que a vacinação da população é essencial para reduzir os números da Covid-19 no estado.

“Desde o inicio da vacinação dos piauienses podemos identificar uma redução dos números de novos casos e óbitos aqui no estado, as vacinas são essenciais para que esses números caiam ainda mais. Se você já tomou sua primeira dose fiquei atento e garanta a sua 2° dose para completar o seu esquema vacinal, e caso você ainda não tenha tomado nenhuma das doses, fique atento e procure os serviços de saúde do seu município para iniciar sua imunização”, disse Herlon Guimarães.

Fonte: Ascom/Sesapi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *