Sesapi debate a distribuição da Pfizer para municípios do Piauí

Por determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou reunião na noite da última quinta-feira(21) para discutir com os municípios do estado o envio de doses da vacina Pfizer, que vem sendo utilizada na campanha de vacinação contra a Covid-19, para outros municípios além da capital Teresina. Até o momento a vacina somente vinha sendo utilizada em Teresina, uma vez que as recomendações de armazenamento só eram supridas na capital.

A reunião na câmara técnica de vacinas foi com os municípios considerados elegíveis para a recepção de doses da vacina Pfizer e sua aplicação correta na sua população. Os municípios convocados tiveram dois critérios prioritários ao serem considerados opções, primeiramente a densidade populacional elevada e além de serem sede de regiões de saúde, além disso também foram considerados municípios de menor porte com proximidade a capital do estado.

Cristiane Moura Fé, diretora de vigilância em saúde da Sesapi, explica que a escolha dos municípios foi feita também considerando a atual logística de distribuição das vacinas. “Nós municípios de menor porte, mas próximos da capital, temos a possibilidade do transporte terrestre, enquanto isso nos municípios sede de região teremos o transporte aéreo das vacinas”, fala a diretora.

Floriano; Piripiri; Bom Jesus; Parnaíba; São Raimundo Nonato; Picos; São João da Serra; Campo Maior e Água Branca foram os municípios que aderiram a esse processo. A Sesapi vai formalizar nesta sexta-feira, em âmbito da Comissão Bipartite, um Ad Referendo que será encaminhado ao Ministério da Saúde, formalizando a adesão dos nove municípios a esse planejamento.

O Secretário Florentino Neto destaca que agora haverá uma série de interações junto aos municípios para poder iniciar esse envio das vacinas Pfizer, permitindo assim que as cidades tenham condições completas de empregar as doses na execução da campanha de vacinação contra a Covid-19.

“Agora teremos um processo de capacitação dos nove municípios para que estejam 100% aptos a receber e executar a imunização de sua população com as vacinas da Pfizer. Partiremos a partir da orientação sobre as necessidades e características de estrutura que esses municípios deverá ter para fazer essa adesão, teremos então o treinamento pela equipe da coordenação de imunização e pela equipe do Ministério da saúde, contando até mesmo com representantes da própria Pfizer.

Após toda essa preparação, a medida que o Ministério for enviando as vacinas, os nove municípios juntamente com a capital, irão receber doses do imunizante para dar seguimento ao PNI”, explica o Secretário Florentino Neto.

Fonte: Ascom/Sesapi

relacionadas

talvez você goste