Sesapi confirma sétimo caso de Febre do Nilo no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí divulgou nesta terça-feira (28) mais um caso de Febre do Nilo Ocidental diagnosticado no estado. A doença é causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito. Agora, o Piauí tem sete casos da doença.

De acordo com a Sesapi, o paciente é um adulto jovem que sofreu um quadro de meningoencefalite e foi internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina – PI, em fevereiro deste ano. . Ele reside na zona urbana de Água BrancaI, mas os sintomas tenham iniciado durante sua estadia em São Paulo. O paciente recebeu alta com melhora clínica.

A Sesapi informa que este é o sétimo caso de febre do Nilo Ocidental diagnosticado no Piauí, sendo que os outros seis casos correspondem a pacientes residentes nos munícios de Aroeiras do Itaim (2014), Picos (2017), Piripiri (2017), Lagoa Alegre (2019), Teresina (2019) e Amarante (2019). Casos em animais já foram registrados no Brasil, nos estados do Espírito Santo (2018), Ceará (2019) e São Paulo (2019).

Desde 2013, a SESAPI monitora ativamente todos os casos suspeitos da doença. O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella é o hospital de referência para diagnóstico e tratamento dos casos. As medidas de prevenção recomendadas são semelhantes àquelas recomendas contra dengue, Zika e chikungunya: evitar a proliferação de criadouros e o contato com mosquitos transmissores.

Da Redação
Com informações da Sesapi

relacionadas

talvez você goste