As conversas estão intensas em Brasília. Marcada para o próximo dia 10 de novembro, a filiação de Sérgio Moro ao Podemos e sua pré-candidatura à Presidência da República tem potencial para influenciar no cenário eleitoral de 2022, mas não apenas na capital federal.

No Piauí, um novo fato pode alterar o cenário do próximo ano. João Vicente Claudino está movendo as peças. Em silêncio. Sua agenda tem sido intensa. Prefeitos, vereadores, presidentes de partido e senadores da República de outros estados tem mantido contato direto com o ex-senador. O motivo? Sua possível ida para o Podemos junto com Sérgio Moro.

O fator João Vicente

Ao que tudo indica, o ex-senador João Vicente Claudino escolheu um novo destino político. A nacional do Podemos conduziu as tratativas. A presidente do partido, deputada federal Renata Abreu, conduziu tudo pessoalmente. Partiu dela o convite para JVC.

Nos bastidores, políticos afirmam que Claudino já teria comunicado sua decisão aos aliados mais próximos.

João Vicente e Sérgio Moro preocupam Wellington Dias

A notícia da filiação de João Vicente ao partido de Sérgio Moro caiu como uma bomba no Palácio de Karnak. Wellington Dias conhece a força política de João Vicente.

“Pode ser o primeiro de muitos passos de João Vicente com potencial para tirar o sono de alguns políticos”, disse um deputado federal à reportagem. E continou:

João Vicente Claudino pega Wellington Dias de surpresa com sua possível ida para o PODEMOS e apoio a Moro

“O João sabe fazer política, é uma liderança empresarial forte e com o nome limpo. Conhece cada liderança de praticamente todos os municípios pelo nome. Ele é o único que pode mudar o jogo”, concluiu.

Se a mudança ocorrer, JVC deixa o PTB depois de mais de duas décadas.

Ciro Nogueira

Além de Wellington Dias, quem também teria ficado incomodado com a movimentação do ex-senador é o ministro Ciro Nogueira (PP).

Nem ele e nem o governador contavam com a possibilidade, de no Piauí, Sérgio Moro contar com a construção de um palaque forte para 2022. Ciro Nogueira luta para fazer Jair Bolsonaro crescer no Piauí e agora pode contar com mais um adversário na disputa pelo voto presidencial.

Ministro Ciro Nogueira, preocupado, aguarda confirmação de João Vicente no palanque de Sérgio Moro

Por que João Vicente Claudino preocupa Wellington e Ciro Nogueira?

Político experiente, reconhecido como um hábil construtor de partido e candidaturas, foi João Vicente Claudino quem montou a estratégia eleitoral que derrotou Wilson Martins em 2014, na disputa para o Senado para Elmano Férrer.

Naquele ano, de surpresa, JVC abriu mão de sua reeleição ao Senado. Lançou, de última hora, o ex-prefeito de Teresina e então correligionário, Elmano Férrer para o seu lugar. Ninguém que Elamano derrotaria o governador Wilson Martins em mandato. Derrotou. Wilson não estava preparado para enfrentar outro adversário.

Na época, João Vicente não avisou Ciro Nogueira e Wellington Dias de sua estratégia. Mas os dois, governador e ministro, já testemunharam a forma de JVC trabalhar a política e as eleições. Disputando ou não.

A primeira eleição de Ciro Nogueira para o Senado, em 2010, ocorreu ao lado de João Vicente, então candidato a governador.

Ciro, então deputado federal, nunca havia disputado um cargo majoritário a nível estadual. Foi João Vicente, com quase 50 prefeitos, que praticamente garantiu sua eleição. Sua capilaridade no interior garantiu a penetração de Nogueira e o avanço de sua candidatura.

E é assim, como mais uma surpresa, que deve acontecer a ida de João Vicente Claudino para o Podemos. Ao lado de Sérgio Moro, ele forma uma nova variável para 2022.

João Vicente pode mexer no tabuleiro do xadrez político como fez em 2010 e 2014.

Fonte: diario.dopovo.com.br
Fotos: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *