Conecte-se conosco

    Internacional

    Senado aprova indicação de Ketanji Brown Jackson para Suprema Corte dos EUA

    Publicado

    em

    Senado aprova indicação de Ketanji Brown Jackson para Suprema Corte dos EUA

    O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira (7), a indicação do presidente americano, Joe Biden, Ketanji Brown Jackson, para a Suprema Corte do país.

    Foram 53 votos a favor e 47 votos contrários à indicação. Além do voto dos 50 senadores democratas, Jackson recebeu o apoio de mais três republicanos.

    Com a aprovação, Jackson se tornou a primeira mulher negra a assumir uma posição na mais alta corte dos EUA, um cargo que é vitalício.

    Apesar da aprovação, Jackson apenas poderá assumir o cargo após a saída do atual ministro Stephen Breyer, que disse que deixará o assento antes do recesso, em junho.

    A sessão do Senado foi presidida pela vice-presidente americana Kamala Harris, também a primeira mulher negra a ocupar o cargo após as eleições de 2020.

    A escolha da juíza não altera o balanço da corte, que tem maioria conservadora – são seis juízes conservadores para três progressistas.

    Ela foi também a primeira indicação o governo Biden, e substitui o juiz Breyer, que pediu mais cedo neste ano para se aposentar.

    A indicação de uma mulher negra era uma promessa de campanha do presidente Biden, do Partido Democrata.

    Apesar dos ataques dos republicados contra a indicação, a maioria da casa ainda é controlada pelos democratas (que detêm 50% das cadeiras e a presidência).

    Era necessária apenas a maioria simples para a confirmação.

    Fonte: globo.com

    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Propaganda

    Banca de Jornal

    Propaganda

    Popular