Semar afirma que nível dos reservatórios está no padrão de segurança

Mesmo com a intensidade das chuvas dos últimos dias, o nível dos reservatórios monitorados pelo Estado se mantem dentro das cotas previstas para essa época do ano.

A secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Semar) faz o acompanhamento diário de 27 reservatórios no Piauí. “Esse monitoramento é realizado com o auxílio de observadores em cada município onde ficam localizados os reservatórios. Cada observador tem um celular para a coleta e o envio dos dados por meio de um aplicativo, para a base de dados da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal.

Todo o trabalho é feito para evitar que os rios fiquem secos, no período do verão, ou que ocorra um transbordamento com o excesso de água. O monitoramento permite avaliar e auxiliar o controle de vazão da barragem.

Dados da Gerência de Hidrometeorologia da Semar indicam que os meses de janeiro e fevereiro apresentam probabilidade de chuva acima da faixa normal na maior parte do Piauí. A probabilidade de um volume maior de chuvas requer um cuidado a mais no monitoramento dos reservatórios.

Abaixo os dados atualizados sobre o nível dos 27 reservatórios monitorados pela DRH-Semar.

Clique aqui Volume reservatórios

Fonte: Semar

relacionadas

talvez você goste