A Assembleia Legislativa (Alepi) realizou nesta terça-feira (22) uma solenidade em homenagem aos 100 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A propositura do evento, que aconteceu no Plenário da Casa, é de autoria da deputada estadual Elisângela Moura (PCdoB).

Além da parlamentar, participaram do evento a vice-governadora do Estado, Regina Sousa, o secretário de Estado do Governo, Osmar Júnior, o presidente do Diretório Estadual do PCdoB, José Carvalho Rufino, deputados estaduais e representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag), OAB-PI, da União dos Advogados pela Democracia, da Câmara dos Vereadores de Teresina e de outras entidades.

A deputada Elisângela Moura disse estar grata pela oportunidade de homenagear o centenário do partido.

“O PCdoB é um dos primeiros partidos fundados no país. O partido é a cara do Brasil e tem as suas ações voltadas para a sociedade e para aqueles que mais precisam. Tenho uma história com o partido: filiei-me ao PCdoB aos 16 anos de idade na cidade de Monsenhor Gil. Agradeço aos demais parlamentares pela aprovação desta solenidade”, disse.
O secretário de Cultura e Arte do PCdoB, Francisco Pelé, afirmou que é filiado à entidade há 26 anos. “O partido é alegre, vibrante e vitorioso. O PCdoB luta e trabalha pelo povo”, declarou.
Durante a solenidade, José Carvalho Rufino reforçou a importância de personalidades que se destacaram pela sua militância no PCdoB, como o líder comunitário Anselmo Dias e a professora universitária Socorro Lira.

“O PCdoB é uma obra coletiva resultado do acúmulo de consciência do povo brasileiro”, afirmou.

O secretário de governo Osmar Júnior também se pronunciou na solenidade.

“A presença do PCdoB na vida política brasileira trouxe uma importância no que diz respeito à luta do povo e dos trabalhadores e trabalhadoras. A melhoria das condições de trabalho resultou de uma luta dos trabalhadores e dos militantes do Partido Comunista em todo o mundo”.

A vice-governadora do Estado, Regina Sousa também parabenizou o Partido pelo centenário e destacou seu papel no cenário político do país.

“Um partido que sobrevive 100 anos com o mesmo nome e mesma ideologia é de fato um partido. E é disso que precisamos, partidos fortes, com ideias, com causas. Por isso o PCdoB merece os nossos parabéns pelo seu centenário”, disse.

A fundação do Partido Comunista do Brasil aconteceu no dia 25 de março de 1922.

Apartes
Os deputados que participaram da solenidade também parabenizaram os integrantes do PCdoB. O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) lembrou o início de sua carreira política dentro do PCdoB.

“É com muita alegria que hoje participo de mais um evento promovido pelo PCdoB aqui no Piauí. Dei meus primeiros passos na militância política dentro do PCdoB e tenho absoluta certeza que o PCdoB no cenário atual, tem resistido e continuará resistindo aos ataques aos militantes de esquerda feito pelo Governo Federal. O nosso desejo é que o PCdoB continue resistindo e tenha sucesso nas eleições de 2022”, disse.

Os deputados Ziza Carvalho (PT), Paulo Martins (PT) e Franzé Silva (PT) também se pronunciaram parabenizando o PCdoB e seus integrantes, destacando a importância do Partido no cenário político.

Com informações da Alepi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *