A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) lançou, nesta quinta-feira (29), o grupamento Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap) que atuará na segurança do complexo penal de Altos e comunidades vizinhas. O grupamento militar é vinculado à 4ª Companhia de Presídios.

A nova força de segurança atuará no perímetro que consiste na região de quatro unidades penais localizadas em Altos, a Casa de Detenção Provisória (CDP), a Colônia Agrícola Major César Oliveira, a Unidade de Apoio Prisional (UAP) e a Cadeia Pública de Altos (CPA). Além disso, o Rocap atenderá as demandas das comunidades vizinhas ao complexo penal reforçando a segurança no perímetro.

“Efetivamos uma parceria da Sejus com o Comando da Polícia Militar e transferimos a Companhia de Presídios que era situada na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite para a base do Rocap. O Rocap ficará com a responsabilidade de fazer o patrulhamento e a proteção externa das unidades prisionais. Acreditamos que, com a Polícia Militar presente 24h no local, iremos fortalecer esse sistema de segurança”, comentou o secretário de Justiça, Carlos Edilson.

A reforma e pintura do posto do Rocap foram feitas com a mão de obra carcerária. Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias trabalhados, os internos possuem o direito de remição de um dia de suas penas.

Fonte: CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *