Seid lança Piauí Inclusivo nesta terça-feira

Será lançado nesta terça-feira (21), durante solenidade no Palácio de Karnak, o projeto Piauí Inclusivo – Cadastro da Pessoa com Deficiência, iniciativa da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), responsável por colher os dados desse segmento da população de todas as regiões do Piauí em áreas importantes como trabalho, saúde, educação e acessibilidade.

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o cadastramento vai permitir a realização de políticas públicas voltadas para esse público, mais centralizadas. “Esperamos que a partir desse projeto possamos conhecer a realidade das pessoas com deficiência dos 224 municípios do estado. Queremos saber realmente o universo delas, as dificuldades que elas enfrentam para, a partir daí, buscar soluções através de ações de inclusão”, declara.

A secretaria realizou quatro dias de capacitação com representantes dos municípios de todas as regiões do estado com o intuito de orientá-los na utilização do sistema virtual, criado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que será responsável pelo cadastro.

De acordo com a diretora de Gestão da Seid, Helena Lima, o objetivo é colher o retrato das pessoas com deficiência no Estado do Piauí, saber como elas vivem, onde elas vivem, a que tipo de políticas públicas de inclusão elas têm acesso, e o mais importante – saber o que está faltando para contemplá-las e melhorar a qualidade de vida de cada uma delas.

A solenidade terá início às 11h, e será em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Na ocasião, também vai acontecer a entrega de um veículo acessível para o Centro Estadual de Equoterapia da Polícia Militar do Piauí e de equipamentos para os Conselhos Estadual e Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede – PI e Comudes).

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste