A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está apoiando a realização do festival O Piaga, que tem como foco música autoral e artes integradas  e será realizado neste sábado (27), de maneira virtual. Os recursos são originários da Lei Aldir Blanc, por intermédio da Lei Maria da Inglaterra.

De acordo com a produtora do evento, Alexandra Teodoro, uma das preocupações da organização foi encontrar formas de resguardar a saúde de todos trabalhadores e artistas envolvidos por conta da pandemia da Covid-19. Segundo ela, a primeira decisão foi a escolha do local, que deveria ser afastado de modo que não houvesse nenhuma possibilidade de presença do público. “Sabemos que os artistas tem fãs e amigos que acompanham seus trabalhos mas, precisávamos pensar na saúde das pessoas”, explica.

A programação do evento conta com atrações musicais, artes visuais, entre outras manifestações artísticas, além de reportagens, curta metragem e vídeo sobre a Vila Pagã, comunidade formada por seguidores do politeísmo piaga.

A cantora e compositora Cami se apresentará pela segunda vez no festival e comenta que a associação da música com a espiritualidade é algo impossível de não perceber. Ela acrescenta que seu trabalho mais recente, Reconectar, fala dessa relação. A artista define sua música como Pop Ufológico, reforçando a vertente da espiritualidade e conexão com a natureza.

Música
Nesta edição, o festival conta com shows de André de Sousa, considerado o maior expoente do blues no Norte-Nordeste; Cicy Arcângelo, teresinense, com seu rock, pop, MPB; Arloon Cunha, músico de Floriano; a banda Navilouca, de Piripiri; Deeplo;  Cami Rabêlo; Bulldog Jack; Bruno Farias; Fronteiras Blues; Neanderthais Band; Kandover, além do músico e artista visual Fryer, que irá lançar seu trabalho musical.

Artes integradas
O Piaga vai contar com curtas-metragens da Framme, André Leão e Javé Montuchô. São trabalhos que participaram de festivais e agora podem ser liberados para o público. O evento também promove a integração das artes com vídeos especiais e artes visuais, por meio da parceria com a galeria Montmartre.

A edição poderá ser vista dia 27 de fevereiro, a partir das 17 horas, no canal do evento youtube.com/festivalpiaga.

Programação
17h – Abertura
Artista: Cami Rabêlo
Artista: Cicy Arcângelo
Artes Visuais (galeria Montmartre)
Artista: Arloon Cunha (de Floriano)
Artista: André de Sousa
Curta Metragem Amélia (coletivo Cine Nuclear)
Curta Metragem Bia (coletivo Cine Nuclear)
Artista: Deeplo
Curta Metragem Deixa a Chuva Cair (framme)
Artista: Navilouca
Video Vila Pagã
Artista: Bruno Farias
Curta Metragem Rio Riso Desafio (javé Montuchô)
Artista: Bulldog Jack
Artista: Fronteiras Blues
Arte e Acessibilidade com Alex Allen
Artista: Neanderthais Band
Artista: Fryer
Artista: Kandover

Fonte: Secult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *