Secretário Ellen Gera diz que Piauí teve aumento de 13% no número de inscritos

O secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, afirmou neste domingo que o Piauí teve um aumento de 13% no números de inscrições do Enem 2022. O secretário acrescentou as equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs) estarão nos pontos de aplicação de provas.

“No período da inscrição, nós abrimos as escolas, apoiamos os estudantes para garantir a inscrição. Inclusive, em 2022, nós aumentamos em mais de 13% o número de inscritos em relação ao ano anterior. Aí fizemos as caravanas do Pré-Enem Seduc e as grandes revisões”, relata o secretário.

Durante os dois domingos de realização do exame, nos dias 13 e 20, as equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs) estarão nos postos realizando a entrega de garrafas de água mineral, informativos, doces, além da motivação final antes da prova.

“Nestes dias, todo o time da Seduc está em campo, nos locais de aplicação de prova recebendo o estudante. O dia acontece aqui com motivação, tem entrega de caneta, tem água, chocolate, frutas inclusive para estudantes de escolas particulares. É o conjunto também que vem reforçado por políticas importantes, como a política do Enem, do Sisu, do Prouni, do Fies e as políticas afirmativas. Tudo isso é importante que continue e esperamos que, com o novo governo que chega, possamos ter ainda mais reforço para a inclusão universitária dos nossos jovens”, completa Ellen Gera.

Cecília da Costa Silva, aluna do CETI João Henrique, de Teresina, afirma que pretende cursar Medicina e para isso caprichou em sua preparação.

“Na minha escola, já tem prova bimestral, ou seja, na sexta a gente já faz 90 questões com prova de linguagens e no sábado matemática e suas tecnologias. Então a escola visa muito preparar o aluno e minha expectativa está boa, porque eu já tenho uma base alinhada”, revela a estudante.

Lorena Cruz, estudante do CETI Heli Sobral, chegou cedo para aguardar a abertura dos portões da UESPI e ter a tranquilidade necessária antes da prova.

“Revisei bastante, inclusive na noite de ontem pra hoje. Então é isso mesmo, é só esperar o que vai acontecer nessa prova, pois a preparação que recebi da escola foi muito boa”, enfatiza a candidata.

Muitos pais foram deixar seus filhos nos portões dos centros de aplicação para dar um apoio final, como é o caso de Silvana Maciel da Silva Andrade, mãe de Eric Dylan da Silva Andrade, estudante da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz.

“Meu objetivo é incentivar meu filho sempre e dar apoio, mostrando que eu estou sempre do lado dele para tudo, para o que der e vier. É um momento importantíssimo da vida dele e eu não posso deixar de estar aqui com ele”, completa a mãe.

A Seduc encerra o dia de hoje com uma live trazendo comentários da prova e da redação, no Canal Educação.

Com informações da Seduc

relacionadas

talvez você goste