Sebastian Vettel, tetracampeão da F1, anunciou que deixará a categoria em dezembro deste ano após 16 temporadas. Piloto da Aston Martin, o alemão de 35 anos publicou um vídeo em seu novo perfil nas redes comunicando a decisão, que tomou pela intenção de se dedicar à família e motivado, ainda, pelo compromisso com a preservação ambiental.

– Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022. Eu amo esse esporte, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser piloto nunca foi minha única identidade. O comprometimento com a minha paixão não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um grande pai e marido. Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem – disse.

Vettel explicou, ainda, que seu recente posicionamento em favor da sustentabilidade e da preservação ambiental já não era mais compatível com sua vida na F1, uma categoria que adota combustíveis fósseis, apesar dos esforços para tornar-se mais sustentável e a adesão gradual aos combustíveis híbridos.

– Falando do futuro, sinto que vivemos tempos decisivos e o que faremos nos próximos anos vai determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que eu aprendi a desgostar. Eles podem ser resolvidos no futuro. Falar não é suficiente, e não podemos esperar – acrescentou o tetracampeão.

Carreira
Em 16 temporadas na F1 – incluindo as corridas que fez no fim de 2007 pela STR – e passagens pela RBR e Ferrari, Vettel conquistou 53 vitórias e faturou, ainda, 57 poles positions e 122 pódios. Ele também é dono de três vice-campeonatos, em 2009, 2017 e 2018.

O alemão estreou na F1 em temporada integral no ano de 2008, pela STR (atual AlphaTauri). Naquele ano, conquistou a primeira vitória do time austro-italiano, no GP da Itália, e carimbou sua passagem para a RBR com a qual, dois anos depois, iniciaria uma era de sucesso.

Com a equipe comandada por Christian Horner, Vettel conquistaria seus quatro títulos mundiais, de 2010 a 2013, enfrentando pilotos como Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Jenson Button e o colega Mark Webber.

A introdução do no regulamento dos motores em 2014, porém, mudou tudo na RBR. Vettel se saiu abaixo do esperado, terminando atrás do novo colega Daniel Ricciardo e, ao fim do ano, anunciou sua ida para a Ferrari.

Lá, teve como companheiro o campeão de 2007 Kkimi Raikkonen e brigou pelos títulos de 2017 e 2018. No ano seguinte, viveu uma tensa rivalidade interna com o jovem Charles Leclerc e, com ele, uma última temporada difícil em 2020, na qual a escuderia foi apenas sexta colocada no Mundial – pior resultado em 40 anos.

Após muita especulação sobre sua aposentadoria, o tetracampeão foi anunciado em setembro de 2020 na Aston Martin, time que representa desde 2021 ao lado do filho do dono da equipe, o canadense Lance Stroll.

Fonte: globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *