SAF entrega microtratores e kits de irrigação a agricultores

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) entregou, nessa quarta-feira (8), no pátio da secretaria, 24 microtratores. As máquinas foram destinadas para municípios dos territórios: Entre Rios, Cocais, Carnaubais, Vale do Rio Guaribas, Chapada do Rio Itaim e Vale do Canindé.

Os microtratores acoplados a carretas agrícolas beneficiarão cerca de 1.200 famílias no Piauí, promovendo uma maior produção nas comunidades e levando mais modernização para o pequeno produtor. As máquinas contam com enxada rotativa que prepara a terra para a plantação, já a carreta de madeira possui a capacidade de carregar até 1000kg.

O objetivo da SAF é apoiar os agricultores familiares no preparo do solo, possibilitando o plantio das culturas no período de chuva, ampliando a área de plantação e gerando mais renda. Além dos microtratores, também foram distribuídos 508 Kits de irrigação, beneficiando 36 municípios do Piauí.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, fala sobre a importância da entrega desses equipamentos para agricultores familiares no estado. “A distribuição dos microtratores e dos kits de irrigação permitem a introdução de tecnologia no campo, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, a fim de facilitar a inserção nos mercados institucionais, como também para a sociedade de um modo geral”, destacaa gestora.

O recurso para aquisição dos equipamentos é resultado de emendas parlamentares dos deputados estaduais Francisco Limma e Francisco Costa.

Segundo o deputado Francisco Limma, os equipamentos ajudarão a modernizar a agricultura, melhorar a produtividade, suplementar a renda das pessoas e sobretudo estimular a produção de alimentos para enfrentar a fome no Piauí e no Brasil. “Esta é a missão: criar as condições básicas para ajudar a agricultura familiar a produzir mais, melhor e os agricultores terem uma renda melhor”, dastaca o parlamentar.

A SAF tem a meta de ampliar a aquisição de alimentos dentro dos programas de mercados institucionais e também a melhoria do processo produtivo por meio da introdução de inovações e novas tecnologias.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste