Rússia inicia cessar-fogo na Ucrânia

A Rússia afirmou ter iniciado na manhã desta sexta-feira (6) o cessar-fogo de 36 horas na Ucrânia anunciado na quinta-feira (5) por conta do Natal ortodoxa, celebrado entre 6 e 7 de janeiro por conta do calendário próprio dessa igreja (leia mais abaixo).

A trégua é a primeira desde o início da guerra na Ucrânia, há quase um ano. E vai funcionar da seguinte maneira, ainda segundo Moscou:

O cessar-fogo tem previsão de durar 36 horas, a partir do meio-dia desta sexta-feira no horário da Rússia (06h30 no horário de Brasília);
A trégua é unilateral – ou seja, apenas do lado russo. A Ucrânia não acatou o pedido do Kremlin feito na quinta de se unir ao cessar-fogo;
As tropas russas baixarão as armas até as 18h de sábado, no horário de Brasília;
Até lá, o Kremlin diz que não atacará nenhuma região do território nacional ucraniano.
“Ao meio-dia de hoje, o regime de cessar-fogo entrou em vigor em toda a linha de contato e vai continuar até o final de 7 de janeiro”, anunciou o principal canal estatal da Rússia.
Mas o cessar-fogo não impediu acusações de ataques de ambos os lados.

Kramatorsk, cidade no oeste da Ucrânia, foi atingida por projéteis russos logo após o início do cessar-fogo, segundo o governo local. O prefeito, Oleksandr Honcharenko, pediu que os moradores fossem para abrigos.

O ministro da Defesa da Rússia afirmou todas as suas tropas estão respeitando a trégua e acusou a Ucrânia de estar aproveitando para bombardear posições militares russas. Kiev nega.

Em paralelo ao cessar-fogo, tropas russas fizeram movimentação em Belarus, que faz fronteira com a Rússia e a Ucrânia e é aliado do governo de Vladimir Putin. Nesta manhã, um trem transportando soldados e equipamentos militares russos chegou a Belarus, segundo o Ministério da Defesa belarusso. Cidades ucranianas perto da fronteira com o país acionaram sirenes por risco de ataques.

Kiev, que vinha sendo alvo de bombardeios quase diários há mais de um mês, amanheceu com as sirenes de alerta que viraram rotina nas últimas semanas na capital ucraniana, mas nenhum ataque foi registrado, e a cidade seguia em clima de normalidade.

Natal ortodoxo
A igreja ortodoxa da Rússia comemora o Natal em 7 de janeiro porque ainda adota o calendário juliano – cada dia do calendário juliano ocorre 13 dias após o dia correspondente no calendário gregoriano.

A principal igreja ortodoxa da Ucrânia, no entanto, rejeitou a autoridade do patriarca de Moscou, e muitos fiéis ucranianos mudaram seu calendário nos últimos anos, celebrando o Natal em 25 de dezembro como no Ocidente.

Ainda assim, cristãos ortodoxos que vivem tanto na Rússia quanto na Ucrânia comemoram o Natal nos dias 6 e 7 de janeiro.


Fonte: globo.com
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste