Um ataque aéreo russo contra um prédio do governo em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, deixou ao menos dez mortos e 20 feridos, segundo autoridades ucranianas. A ação do Exército russo foi registrada em imagens e marca o sexto dia da invasão da Rússia. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky disse que o ataque à cidade mostra que a Rússia está praticando “terrorismo”.

A 100 quilômetros de Kharkiv, ao menos 70 soldados ucranianos foram mortos após o ataque a uma base militar em Okhtyrka. Enquanto isso, a capital do país, Kiev, continua sob tensão e é vista por Zelensky como principal foco da Rússia. Um comboio russo foi identificado nas proximidades da capital, mantendo pressão sobre Kiev. Sirenes têm sido acionadas constantemente para alertar a população, pedindo para que as pessoas se dirijam para abrigos de defesa.

Mais de 660 mil pessoas já deixaram a Ucrânia em razão do conflito na região, segundo o Acnur (Alto Comissariado da Organizações das Nações Unidas para os Refugiados). Cerca de um milhão de pessoas fugiram de suas casas, mas continuam no país, segundo o órgão.

Ataque em Kharkiv
O exército russo bombardeou o centro de Kharkiv, perto da fronteira com a Rússia, anunciou hoje o governador da região, Oleg Sinegubov.

Kharkiv é uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, com uma grande população de língua russa. A cidade está sob cerco intenso desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão contra a Ucrânia na quinta-feira passada (24). Essa é a segunda vez que Kharkiv é alvo de um grande ataque russo desde o início da guerra, mas, até o momento, o comando municipal da localidade permanece nas mãos dos ucranianos. Fontes militares apontam que o foco do ataque era a equipe que está guiando a defesa da cidade.

O prédio do governo atingido fica localizado na principal praça de Kharkiv, no centro da cidade. Segundo a agência Interfax, foguetes também atingiram parte de uma área residencial. Segundo informações do governo ucraniano, o trabalho de resgate continua no local.

“Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa”, afirmou Sinegubov no Telegram.

“O ocupante russo continua usando armas pesadas contra a população civil”, disse Sinegubov, que publicou imagens da enorme explosão. O teto de teatro de ópera próximo ao local ficou destruído pelas chamas.

O presidente Zelensky, por sua vez, declarou que “não havia nenhum alvo militar na praça, assim como naquelas áreas residenciais de Kharkiv”. “Um míssil na praça central é terror puro. Ninguém vai perdoar. Ninguém vai esquecer. Um ataque a Kharkiv é um crime de guerra. Este é um terrorismo de estado russo.”

Fonte: Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *