Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) conquistou 49 dos 81 votos no Senado nesta quarta- feira (1º) e foi reconduzido para mais 2 anos na presidência da Casa. Com 32 votos, o ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN) sai da disputa como o principal nome da oposição ao governo Lula no Congresso.

Diante do fortalecimento da candidatura bolsonarista na reta final, o Palácio do Planalto entrou em campo para conter traições nas fileiras de partidos aliados. A presença no plenário de ministros que se afastaram do Executivo para tomar posse como senadores e votar em Pacheco fez a diferença.

Com a reeleição de Pacheco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contará com um aliado para fazer avançar a pauta governista no Senado, com destaque para propostas na área econômica, como a reforma tributária prometida pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda).

O mineiro já havia colaborado durante a transição de governo, em dezembro de 2022, para aprovar a PEC (proposta de emenda à Constituição) fura-teto, que não só garantiu o Auxílio Brasil de R$ 600 por mais um ano como encorpou o orçamento do Executivo em 2023 em mais de R$ 100 bilhões.

Marinho, por sua vez, tende a “perder ganhando”. Ao receber 32 votos para a presidência do Senado poucas horas depois de tomar posse para seu 1º mandato na Casa, o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) se fortalece como um líder natural da oposição a Lula no Congresso e da direita como um todo.

Atentos a esse cenário, petistas dizem que eleição para a Mesa Diretora e governabilidade são assuntos diferentes. Torcem para que o fim do clima de eleição leve a uma reaglutinação em torno de Pacheco, que pode fazer a ponte de senadores oposicionistas com o Planalto –leia-se: orçamento de ministérios.

Uma das maiores preocupações dos governistas é com a possibilidade de Marinho usar seu estoque de votos para articular a criação de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) que causem desgaste para Lula.

Fonte: Poder360
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste