Robinho e Santos suspendem contrato: ‘Momento conturbado’

O Santos suspendeu hoje a validade do contrato firmado com Robinho no último dia 10 de outubro. A informação foi divulgada pelo clube, em comunicado oficial. O atacante foi condenado em primeira instância por estupro na Itália.

Nesta sexta-feira, vieram à tona transcrições do julgamento na Itália em que o jogador afirma que “a mulher estava completamente bêbada” e admitiu ter praticado sexo oral com ela. Patrocinadores se posicionaram e cobraram o clube após a divulgação.

“O Santos Futebol Clube e o atleta Robinho informam que, em comum acordo, resolveram suspender a validade do contrato firmado no último dia 10 de outubro para que o jogador possa se concentrar exclusivamente na sua defesa no processo que corre na Itália”, disse o clube.

O jogador se manifestou sobre o assunto no Instagram e disse que irá provar a sua inocência no caso.

“É claro que com muita tristeza no coração venho falar para vocês que tomei a decisão junto ao presidente pela suspensão do meu contrato nesse momento conturbado da minha vida. Meu objetivo sempre foi ajudar o Santos Futebol Clube, e se de alguma forma estou atrapalhando, é melhor que eu saia e foque nas minhas coisas pessoais. Para os torcedores do Peixão, aqueles que gostam de mim, com certeza eu vou provar para vocês a minha inocência”, declarou em um vídeo publicado nas redes sociais.

Gravação complicou situação do atacante
A situação de Robinho se complicou ainda mais depois que transcrições de interceptações telefônicas feitas com autorização judicial mostrar que ele revelou participação no ato. Com base principalmente nessas gravações, o brasileiro foi condenado em primeira instância a nove anos de prisão pelo crime. Detalhes do processo foram revelados nesta sexta-feira (16) pelo site “Globoesporte.com”.

Segundo a investigação, a mulher foi levada a um camarim na boate, onde foi abusada por cinco homens, entre eles Robinho e Ricardo Falco, seu amigo. Os outros suspeitos deixaram a Itália ao longo da investigação, e por isso sua participação no ato é alvo de outro processo.

“Estou rindo porque não estou nem aí, a mulher estava completamente bêbada, não sabe nem o que aconteceu”, disse o jogador em um trecho.

Cobrança dos patrocinadores
A pressão para um posicionamento do Santos ganhou força nesta sexta após a divulgação de transcrições nas quais o jogador Robinho revelou participação no ato que levou uma mulher albanesa a acusar o atleta e amigos por estupro coletivo, em Milão, na Itália. As empresas se manifestaram ao longo do dia e exigiam que o atleta fosse desligado do clube.

O jogador de 36 anos tem uma condenação há nove anos de prisão na Itália por “violência sexual em grupo”. A decisão é em primeira instância e o jogador e seus advogados recorrem. O atacante está livre para atuar e tem até a terceira instância antes de uma sentença definitiva.
Posicionamento dos representantes de Robinho
Com relação à reportagem “As gravações do caso Robinho na justiça italiana”, publicada hoje pelo GE, os advogados do jogador Robson de Souza esclarecem:

  1. O jogador reitera que não cometeu o crime do qual é acusado e que sempre que se relacionou sexualmente foi de maneira consentida;
  2. Taxativamente não houve violência sexual tampouco admissão de culpa nas interceptações telefônicas, o que fica claro quando analisadas na integralidade e no contexto correto;
  3. Por se tratar de processo sigiloso e ainda em curso, estamos impedidos de falar sobre o mérito das acusações. Entretanto, sobre a divulgação em si, deve ser esclarecido que há nos autos provas suficientes da inocência de Robinho – as quais infelizmente não foram divulgadas na matéria – e outras que ainda serão apresentadas à Justiça italiana, que certamente levarão à sua absolvição. Há diversas conversas interceptadas que não foram corretamente traduzidas para o idioma italiano, o que levou ao equívoco de interpretação.
  4. Confiamos plenamente na Justiça italiana, no sucesso do recurso defensivo e na reforma da decisão, conscientes de que a submissão do feito às instâncias superiores permite justamente evitar erros judiciários e condenações injustas.
  5. Por fim, Robinho agradece o apoio da torcida do Santos Futebol Clube e, como pai de família e atleta, faz questão de ressaltar que repudia todas as formas de violência.

Marisa Alija Ramos
Luciano Santoro
(representantes de Robinho)

relacionadas

talvez você goste