Rios seguem com cota de alerta no Norte do Piauí

Boletim do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), divulgado na tarde deste sábado (9), aponta que os três rios localizados na região Norte do Piauí estão em cota de alerta devido às chuvas na região.

De acordo com a CPRM, as cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia estão com os rios Marathaoan, Longá e Parnaíba, respectivamente, em cota de alerta.

Dessa forma, segue a solicitação para que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto a necessidade de ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Em Esperantina o nível atualmente é de 6,56 m, 16 cm acima da cota de alerta (6,40 m), portanto em cota de alerta, devendo nas próximas 8 horas apresentar estabilização do nível e atingir valores em torno de 6,57 m, 17 cm acima da cota de alerta.

Em Barras o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,91 m, 29 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão, para valores oscilando em torno de 3,91 m, abaixo da cota de inundação 29 cm.

Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,00 m, em cota de alerta, com previsão de redução nas próximas 12 horas, oscilando em torno do valor de 4,92 m, 8 cm abaixo da cota de alerta (5,00 m), saindo da cota de alerta e entrando em cota de atenção.

Em Floriano, o rio Parnaíba está com nível nesse momento de 2,84 m, em situação de normalidade. É previsto que o nível diminua nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 2,50 m, continuando em situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,64 m, 2,26 m abaixo da cota de atenção (4,90 m), portanto em situação de normalidade. É prevista diminuição do nível nas próximas 8 horas e que o nível atinja valores em torno de 2,58 m.

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, no rio Poti, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 4,03 m, em situação de normalidade. É prevista a elevação do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,14 m.

Com informações da CPRM

relacionadas

talvez você goste