Rio Longá supera cota de inundação em Esperantina

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou neste sábado (12) novo boletim informando que o rio Longá, em Esperantina, no Norte do Piauí, atingiu a cota de inundação. Já o rio Maratoan, em Barras, também no Norte, segue em cota de alerta.

De acordo com o Boletim da CPRM, o rio Longá em Esperantina ultrapassou a cota de inundação às 20:15 horas de ontem (11), apos chuvas intensas verificadas na bacia do Longa. O nível em Esperantina chegou ao máximo às 11:30 h de hoje com o valor de 8,12 m e começou a entrar em recessão logo em seguida. A cota atual na estacão é de 7,97 m, 57 cm acima da cota de inundação (7,40 m), devendo diminuir nas próximas 08 horas para valores em torno de 7,82 m, devendo permanecer 42 cm acima da cota de inundação.

Já em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,09 m, superando em 39 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista manutenção do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,09 m, continuando em cota de alerta.

Os rios que passam nas cidades de Luzilândia e Barras encontram se nesse momento em situação de alerta e o rio Longa em Esperantina superou a cota de inundação na noite desta sexta-feira 11/03/2022, dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na na salvaguarda do afetados em Esperantina e dos possíveis afetados em Barras e Luzilândia.

Em Floriano/PI e Barão de Grajaú/MA, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,42 m, abaixo da cota de atenção, portanto em nível de normalidade. É previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em torno de 3,86 m, permanecendo situação de normalidade.

Em Timon/MA e Teresina/PI, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,14 m, abaixo da cota de atenção, portanto em situação de normalidade. E sendo prevista a manutenção do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 3,15 m.

Com relação a Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,37 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,28 m, 28 cm acima da cota de alerta (5,00 m), portanto em cota de alerta e ficando 42 cm abaixo da cota de inundação.

Com informações da Ascom

relacionadas

talvez você goste