Rejane Dias entrega tratores a 37 municípios no Parque de Exposições

A deputada federal pelo PT e primeira-dama do estado do Piauí, Rejane Dias, realizou a entrega de tratores agrícolas a 37 municípios nesta segunda-feira, 29, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina (PI). A aquisição das máquinas é fruto de emenda parlamentar, de 2019, da deputada piauiense de um total de R$ 4.451.288,76, em convênio com a CODEVASF (Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) e Secretaria de Estado das Cidades.

Respeitando as normas sanitárias de prevenção da Covid-19 e feita em etapas, a entrega dos equipamentos agrícolas contou apenas com a presença de representantes de associação de agricultores dos municípios beneficiados. Hoje, a primeira etapa, foram entregues metade dos tratores e seus implementos como o arado, a grade aradora, e a carreta agrícola. A etapa restante de entrega dos equipamentos deve ser concluída nos próximos dias junto a CODEVASF.

A deputda Rejane Dias afirma que os equipamentos agrícolas chegam em momento oportuno para as associações agrícolas.

“Embora tenha sido atingida pela pandemia do Covid-19, a produção agrícola não parou. É uma atividade mais do que essencial nesse momento tanto para a sobrevivência do homem do campo e sua família quanto daqueles que compram sua produção. Acredito que os equipamentos vão sim ajudar a fortalecer a agricultura familiar nesses municípios para esse momento e após.”, comenta a parlamentar.

Sobre Agricultura Familiar
A Agricultura Familiar tem participação significativa na produção dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros. É constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores. O setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças.

Na agricultura familiar, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor, pois muitas vezes alia a produção de subsistência a uma produção destinada ao mercado.

Da Redação
Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste