Reitores de universidades conhecem projeto do Parque Tecnológico de Teresina e manifestam apoio

Os reitores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique; e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Sousa; além do Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Meio Norte), Oscar Lustosa participaram na segunda-feira (19) de uma reunião de apresentação do Projeto do Parque Tecnológico de Teresina. Conduzida pelo Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o encontro contou também com a presença de representante do Centro Universitário UNINOVAFAPI, a Pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Renata Miyabara.

Na Reunião, o projeto do Parque Tecnológico foi apresentado pelo Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha. Ele explicou que a iniciativa nasce para integrar Ciência, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento e busca estruturar estratégias de parcerias e ações políticas para oferecer possibilidades inéditas de crescimento para o estado.

O superintendente destacou ainda a localização estratégica do Parque como atrativo adicional para investidores e o público em geral. O Parque Tecnológico será sediado em espaço próprio da UFPI, integrando a malha urbana de Teresina, e contará com serviços como espaços para a incubação e aceleração de empresas, ambientes compartilhados para negócios, laboratórios, governança e vivências com o meio ambiente. Serão 61 hectares, na área comprendida entre a junção das Avenidas Ulisses Marques e Presidente Kennedy já nas proximidades do Colégio Técnico de Teresina (CTT).

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, considerou que, esse é um momento importante para a união de forças de todas as instituições públicas e privadas, e principalmente as de ensino superior do estado, para a concretização do projeto. Segundo ele, “o parque não servirá apenas a UFPI, mas sim para todo o Piauí. Só o Piauí e o Acre não possuem um parque tecnológico, então chegou a nossa hora.”, afirmou.

O Reitor do IFPI, Paulo Henrique, garantiu total apoio ao projeto, e avaliou como positiva a iniciativa da Universidade de assumir a responsabilidade na organização do projeto.”Agora temos uma instituição como a UFPI, que está protagonizando esse projeto; é a certeza da concretização do nosso parque. Acreditamos ainda mais e só temos a agradecer”, disse.

Para o Reitor da UESPI, Evandro de Sousa, a realização de um grande projeto, como é o Parque, se torna possível com a união de forças entre instituições. “A UESPI se sente honrada com o convite e já se coloca a total disposição para a realização deste sonho”.

A conferência aconteceu no Salão Nobre da UFPI e teve participação também do Vice-reitor, Viriato Campelo; da Diretora do Centro de Educação Aberta (CEAD), da UFPI, Lívia Nery; do Pró-reitor de Planejamento da UFPI, Luís Carlos Sales; do Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Luís Junior; do Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha, da Diretora do Núcleo de Inovação da UESPI, Vanessa Alencar; e da Pró-reitora de Pesquisa da UESPI, Ailma do Nascimento.

Fonte: Ascom/UFPI

relacionadas

talvez você goste