Regina Sousa faz 1º discurso no Fórum Global UR22 em Florianópolis

A governadora Regina Sousa realizou nesta quinta-feira (1), o discurso inicial da sessão com o tema “Rumo à Proteção Social Responsiva ao Choque no Brasil”, dentro do Fórum Global Understanding Risk (UR22), que acontece em Florianópolis (SC). A sessão conjunta, organizada pela equipe de Proteção Social/Gestão de Riscos de Desastres do Banco Mundial, e pelo Ministério da Cidadania do Brasil, focou na adaptabilidade do sistema de proteção social do Brasil para responder a choques/desastres.

Regina, que vai gerir a área social no governo de Rafael Fonteles, destacou a importância do evento para formulação de idéias e soluções a serem aplicadas, em situações de crise. “Participei do Painel de discussão ‘Aumentando a colaboração e o compartilhamento de informações para melhorar a capacidade de resposta do Sistema de Proteção Social do Brasil a choques e desastres’. O painel faz parte da programação do Fórum Global Understanding Risk”, destacou Sousa.

A governadora pontuou que o governo do Piauí está desenvolvendo dois projetos junto ao Banco Mundial que entram na proposta do Fórum UR22. Um deles é na área social, com foco no combate à pobreza, e outro na área da saúde, para o fortalecimento da estrutura e ações da vigilância sanitária estadual.

A superintende de Direitos Humanos da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaína Mapurunga, também participou do debate. A gestora levou uma apresentação sobre a “Resposta a desastres em nível estadual – insights e desafios do Piauí”.

O Fórum Global Understanding Risk (UR22) tem patrocínio de diversas instituições, como Google e Nasa, e reúne uma comunidade internacional de especialistas e profissionais da área de identificação de riscos de desastres. A programação conta com atividades on-line e presenciais, em diferentes locais de Florianópolis, e inclui mais de 100 sessões técnicas com especialistas de todo o mundo, plenárias, palestras, demonstrações de tecnologia e performances artísticas.

O evento é organizado pela Prefeitura de Florianópolis, Banco Mundial e Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres (GFDRR), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste