Regina Sousa entrega mais uma escola padrão FNDE em Lagoa Alegre do Piauí

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de 650 escolas na rede estadual de ensino, 570 receberam melhorias do ano de 2019 para cá. Até o fim deste ano, devem ser entregues pelo menos mais 30 obras, entre elas novas escolas em Alegrete do Piauí, Buriti dos Lopes e Caraúbas. Neste sábado (26), a governadora Regina Sousa inaugurou, no município de Lagoa Alegre do Piauí, no norte do estado, o novo prédio da Unidade Escolar Elon Machado Moita.

A programação incluiu apresentação de dança e exposição de trabalhos artísticos. Durante a solenidade, a governadora assinou a ordem de serviço para ampliação da escola, com a construção de uma quadra poliesportiva e um bloco administrativo. A obra está orçada em R$ 1,3 milhão.


Os estudantes passam a contar, a partir de agora, com uma escola de Ensino Médio no padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com estrutura física e recursos tecnológicos adequados para fortalecer o ensino e a aprendizagem. “Um espaço aconchegante, amplo, acolhedor, onde os alunos se sintam bem e comecem a criar. A cabeça desses meninos está fervilhando de ideias, pois é só serem estimulados que eles vão colocando coisas boas para fora”, disse Regina Sousa.

O prédio conta com seis salas de aula climatizadas, sala de professores, almoxarifado, secretaria, diretoria, banheiros para alunos e para a área administrativa, cozinha, área de serviço, depósito e subestação de energia.

A obra, executada pela Secretaria de Estado da Educação, recebeu investimentos de R$ 1,4 milhão. “É indiscutível que um bom equipamento de infraestrutura promove também a boa educação. Os estudantes precisam de um espaço digno, acolhedor e com acessibilidade. Os professores também, para fazer um bom trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

A Escola Elon Machado tem 770 estudantes matriculados, distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite. Além do ensino regular, tem três turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Antes, os alunos estudavam em um prédio antigo que já não atendia mais às necessidades da unidade de ensino. Agora, os estudantes dispõem de laboratório de informática e biblioteca. O acervo conta com livros paradidáticos e didáticos, alinhados com a proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Agora temos mais oportunidade para que nossos alunos possam ampliar seus conhecimentos. Eles estão bem mais animados, empolgados com a nova estrutura”, destacou o diretor da escola, Ernesto de Pinho Borges.

Glória Costa, aluna do 1º ano, pretende entrar na universidade em um curso da área de saúde. Os recursos que a nova escola disponibiliza devem facilitar o acesso dela ao ensino superior. “É muito bom ter acesso a livros com conteúdo para gente se preparar para o Enem. Vou chegar preparada!”, declarou a estudante.

“Esta escola representa muito para esses alunos. Vemos pelos testemunhos de cada um que falou. É a esperança de ter uma escola estruturada, que se concretiza na vida deles”, avaliou a deputada federal Rejane Dias, que participou da inauguração.

“Receber uma escola como esta, no padrão FNDE, que estamos inaugurando, é motivo de alegria, de crescimento para o nosso município e, em especial, para os alunos do ensino médio”, avaliou o prefeito de Lagoa Alegre, Carlos Magno.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste