Regina Sousa entrega de títulos de terra em assentamento de Alto Longá

A governadora Regina Sousa participou da solenidade de entrega de títulos de posse de terra na comunidade Pernambuquinho, na zona rural do município de Alto Longá, nesta segunda-feira (16). Ao todo foram 380 títulos que beneficiarão beneficiarão 190 famílias da região.

Para a governadora Regina Sousa, a entrega desses títulos representa uma segurança a mais para os beneficiados, que a partir de hoje poderão investir e ampliar sua produção. “Essa é uma das ações que eu faço com maior prazer, compreendo o que não é ter a terra para trabalhar, não ter garantia que a terra é sua, você mora nela mas não é sua, não pode buscar crédito. Então o título de terra dá segurança para as pessoas, a segurança jurídica e consequentemente vai ter segurança alimentar porque eles vão produzir agora com mais certeza, porque ninguém mais vai mexer com eles aqui, essa terra aqui ninguém mais tira a terra dessas 190 famílias”, explica a governadora.

Para o presidente do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), Chico Lucas, a entrega dos títulos representa a legitimação da posse dos terrenos dos beneficiados, tirando-os da insegurança em relação às suas propriedades.
“Nós estamos aqui beneficiando 190 famílias, num total de 380 títulos, porque cada família vai receber dois títulos, um na área alagada, que chamam de lote frio, e outro na área de sequeiro, que é o lote quente. É uma área bem produtiva, são as nascentes do Rio Longá, é um trabalho que está sendo desenvolvido há muitos anos e as pessoas esperavam por esse momento, resolvendo esse problema que vinha se arrastando há alguns anos”, comentou.

O presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Alto Longá, Virgílio Rocha, comemora a entrega dos títulos que possibilitará usufruir o uso da terra para o trabalho e moradia. “Pra nós é uma honra estar aqui para entrega desses títulos de terra tão esperados, que desde 1984 estamos aguardando esse título de terra definitivo, mas agora está sendo feita essa entrega na hora certa, com muita satisfação. Acho que as pessoas vão ficar muito satisfeitas a partir de hoje, ser dona do seu pedaço de terra, ter seu registro de imóveis e usufruir daquilo que a gente sofreu muito no passado com relação à falta de terra para trabalhar”, comemora.

O presidente da Associação de Moradores de Pernambuquinho, Antônio Pereira, agradece a entrega dos títulos que vão possibilitar uma independência dos beneficiados. “A gente fica muito grato porque é algo que estávamos esperando, é uma honra e a gente fica muito grato por receber esse título para que possamos caminhar com os nossos pés”, agradeceu.

Durante a solenidade, foi feita a entrega simbólica de 10 títulos de terra. Uma das beneficiadas foi Rosilene da Silva, que comemorou a entrega do título, ressaltando a importância de ter o documento que certifica a posse da sua terra. “Graças a Deus hoje aconteceu, é uma coisa muito boa para nós que somos trabalhadores rurais e precisávamos muito do nosso título de terra, há muitos anos nós esperávamos e hoje graças a Deus deu certo e ficamos muito feliz”, conta.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste