A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou neste sábado (30), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, com a abertura na Unidade Escolar Firmina Sobreira, zona Norte. A vacinação segue até as 17 horas.

A campanha é realizada em 136 postos de vacinação, durante todo o dia de hoje, para atender as zonas Norte e Leste de Teresina. Paulo Marques, gestor da Gerência de Zoonoses (Gezon) da FMS, explica que neste sábado a meta é atender 67.883 animais.

“Estamos com equipes de vacinadores neste sábado nas zonas Norte e Leste para fazer esse atendimento. Pedimos que as pessoas levem seus cães e gatos e protejam os animais contra a raiva que além de contaminar os animais pode ser transmitida para as pessoas e provocar até a morte”, fala.

O gerente da Gezon informa que a proxima etapa da vacinação antirrábica será no dia 06 de novembro para atender as zonas Sul e Sudeste de Teresina e em seguida será a vacinação na zona rural.

Daniela Ferreira, moradora do bairro Poti Velho, chegou bem cedo para vacinar sua gatinha Mia Cuscuz. Daniela reforça a importância da imunização para a saúde da sua melhor companhia. Leo Saraiva, também veio vacinar o seu cachorro chocolate e disse que todos anos vacina seu animal para que ele tenha saúde e continue sendo o seu melhor companheiro.

Raiva
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A vacinação é a forma de proteção eficaz para evitar o contágio. A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus.

Com informações da FMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *