O governador Rafael Fonteles esteve, neste sábado (25), no município de Floriano para inaugurar o terminal de passageiros do Aeroporto Cangapara e a reforma da Praça Idelfonso, no Bairro Manguinha. O chefe do executivo piauiense fez ainda uma visita as obras de ampliação do Hospital Regional Tibério Nunes e anunciou a construção de uma nova maternidade no município.

O plano de governo de Rafael Fonteles tem como uma das metas fortalecer a aviação regional e a expectativa é que, até o final do ano, o Piauí tenha 29 pistas de aeródromos em funcionamento, algumas delas inclusive, com balizamento noturno, para operar tanto de dia, quanto à noite.

O aeroporto de Floriano é um dos mais completos do Piauí e tem capacidade para receber aviões de médio e grande porte, com três posições de estacionamento para aeronaves e balizamento noturno. A obra de construção e execução do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cangapara está estimada em R$ 983.968,28, recursos próprios do Governo do Estado.

“O primeiro passo para termos voos regionais foi dado. Temos agora uma casa de passageiros adequada, a pista com balizamento noturno já tinha sido inaugurada e homologada pela Anac e agora vamos procurar as companhias aéreas, junto com o Ministério de Portos e Aeroportos, para transformar os aeroportos de Floriano, Picos e Bom Jesus em aeroportos regionais, com voos comerciais. Esse é o nosso desafio e eu não tenho dúvida que, com o apoio do Ministério que quer fortalecer a aviação de baixo custo, a gente vai conseguir trazer voos regionais para essa três cidades”, disse Fonteles.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Jonas Moura, o terminal de passageiros do aeródromo de Floriano deixa Floriano equipado para receber voos regionais.

“Essa é uma luta nossa e do nosso governador, deixar o aeroporto equipado com todas as possibilidades de dar um conforto melhor aos passageiros. Estamos na alegria de entregar esse terminal pronto receber os piauienses e os turistas por via aérea”, enfatizou.

Ainda em Floriano, o Governador e sua comitiva realizaram uma visita técnica as obras do Hospital Regional Tibério Nunes, o secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz, explicou que a reforma será feita em duas etapas e que a previsão é que a obra seja concluída até novembro de 2023, na qual serão investidos R$ 6.176.092,51.

“ Nessa primeira fase serão 80 leitos e 13 enfermarias , na segunda fase mais 68 leitos. Ao todos serão 148 leitos novos leitos, divididos em dois pavimentos”, afirmou o secretário .

Durante a visita, o governador ainda entregou uma ambulância que será usada para melhorar o atendimento no hospital. O chefe de executivo piauiense, Rafael Fonteles, ressaltou que a intenção é fortalecer ainda mais Floriano como polo de saúde e alocar os serviços de forma correta. Ele também explicou que algumas mudanças têm um prazo maior, mas serão realizadas dentro da sua gestão.

“O Hospital vai contar com neurocirurgia, vai passar a ter agora atendimento de ortopedia de alta complexidade. Vamos inaugurar as partes de ambulatório de especialidades. Já tiramos o pronto-socorro para fica na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), assim o hospital fica com as cirurgias e procedimentos eletivos, que é o mais adequado”, disse.

Rafael Fonteles explicou que no plano de expansão dos serviços também está previsto a implantação dos serviços de oncologia. De forma que Parnaíba, Picos e Floriano terão os serviços de neurologia, cardiologia e oncologia, que são de alta complexidade.

Ao anunciar a construção da nova maternidade, Fonteles destacou que esse era um compromisso de campanha e com as mamães e bebês da região, que passarão a contar com um local adequado para esse momento tão especial, com a melhor estrutura e com o apoio de profissionais qualificados.

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *