Rafael Fonteles divulga ações do governo na Alepi

Rafael Fonteles destaca ações para desenvolvimento do Piauí em mensagem à Alepi

O governador Rafael Fonteles foi, nesta quinta-feira (2), à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para a leitura da mensagem anual aos deputados estaduais. O discurso ressaltou justiça, qualidade dos serviços públicos e inclusão como prioridades. Fonteles ressaltou metas do plano de governo, destacando a criação de 80 mil novas oportunidades de trabalho.

“Geração de emprego e renda significa não só desenvolvimento econômico, mas sim, redução da desigualdade social, com oportunidades para todos e todas, visando ao bem-estar e à qualidade de vida da população mais carente e vulnerável” considerou o gestor.

Cuidar das pessoas é outra prioridade da gestão de Rafael. “A proteção da criança, do idoso, da mulher, das raças, de portadores de deficiências, da comunidade LGBTQIAP+ contra todo tipo de discriminação e violência, impõe medidas enérgicas e exemplares via casas de acolhimento e delegacias especializadas”, declarou Fonteles.

A educação foi destacada como a base da transformação que o governador almeja para o Piauí. “Chegaremos a pelo menos novas 100 escolas de tempo integral no estado; queremos ainda duplicar as matrículas e incrementar o ensino profissionalizante, qualificando os jovens para o mercado de trabalho. Não podemos esquecer ainda da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com o olhar de quem sabe sua importância para o desenvolvimento educacional e científico do estado”, disse Rafael Fonteles.

O governador lembrou também que os micro e pequenos empreendedores terão atenção especial do governo, com oferta de crédito, assistência técnica e modernização com o mundo tecnológico. Ele anunciou ainda a busca por investidores que desejem se instalar no Piauí.

A mensagem destacou que a Segurança Pública deve ganhar um dos maiores reforços de pessoal da história. “O efetivo da Segurança Pública ganhará mais 4 mil novos policiais, com melhoria na infraestrutura, a Polícia Comunitária, reforçada com a tecnologia para a inteligência da Polícia”, pontuou Rafael Fonteles.

O governador ainda anunciou em seu discurso que 1.600 novos policiais serão contratados já neste ano. Nos próximos três anos, a ideia é contratar novos 800/ano, atingindo, assim, a meta estabelecida no plano de governo.

O discurso mencionou também a importância do agronegócio e o desafio de entregar uma infraestrutura que facilite a logística de escoamento das safras produzidas no estado, como rodovias e ferrovias. Rafael ressaltou o potencial turístico do Piauí e o plano de incluir o estado nas rotas turísticas nacionais e internacionais.

O governador classificou como “imprescindível” o apoio do parlamento para uma boa governabilidade. Citou ainda o apoio do governo Lula-Alckmin, a atenção do senador da República e ministro Wellington Dias e a atuação da bancada federal, como diferenciais para auxiliar a gestão.

“Precisamos olhar para o porvir, trabalhar incansavelmente para levar a cabo os inúmeros sonhos de milhões de piauienses. E isso tem pressa, porque a fome não espera pelo dia de amanhã, nem a fila da saúde, muito menos a sala de aula vazia”, ressaltou Rafael na mensagem.

Rafael Fonteles destaca ações para desenvolvimento do Piauí em mensagem à Alepi
Rafael Fonteles divulga ações do governo na Alepi

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste