Rafael Fonteles defende maior integração com os municípios

O governador Rafael Fonteles (PT) participou nesta terça-feira (3) da posse do prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade (PSD), na presidência Associação Piauiense de Municípios (APPM).

O chefe do Executivo estadual defendeu diálogos entre os prefeitos e que políticas públicas funcionem melhor em programas de cofinanciamento, de convênios que serão celebrados para melhorar a educação básica, a atenção primária na saúde, e na assistência social.
.
“O Governo do Piauí está de portas abertas para os prefeitos”, garantiu, afirmando que áreas como saúde, educação, assistência social terão prioridade por meio de parcerias e convênios. “Vamos discutir benefícios e contrapartidas e trabalhar pelo Piauí”, disse.

“Conheço o Toninho de Caridade. É um grande prefeito e gestor, querido por seus pares, tanto que obteve votação expressiva na eleição da APPM e o vejo como um grande articulador, um homem de diálogo e acredito que será muito produtivo em sua gestão à frente da APPM”, ressaltou o governador.

Toninho de Caridade afirmou que a expectativa é de muito trabalho, pois são várias pautas municipalistas em questão. Uma das principais é a adequação dos municípios ao pacto federativo e o reajuste nos valores dos programas de saúde e de educação, que estão defasados há mais de 20 anos.

“São ações que esperamos ter a sensibilidade por parte do Governo Federal para podermos avançar”, disse, enfatizando que os municípios recebem poucos recursos e que um fator que causa déficit nas contas públicas das prefeituras é deixar de investir nas suas cidades para complementar programas de governo.

De início, o novo presidente da APPM defende que seja feita uma reavaliação do pacto federativo, de forma que a divisão do bolo tributário seja mais justa, para que os municípios não recebam somente atribuições, mas também os recursos para execução dos programas destinados pelo Governo Federal aos municípios.

O prefeito ressaltou a importância do alinhamento entre a APPM e o Governo do Estado, para garantir mais celeridade para as ações municipalistas. “Com certeza teremos bom entendimento, conhecemos a gestão de quem está entrando, o comprometimento com o municipalismo e acredito que será uma parceria de grande importância para os prefeitos”, afirmou Toninho.

Deixando a presidência da APPM e que disputou à reeleição, o prefeito Paulo César Morais se colocou à disposição para ajudar a nova gestão. “A gente tem que lutar juntos. A eleição passou”, disse o gestor, afirmando que o foco é um só: a defesa dos municípios piauienses.

Com informações da CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste