Rafael Fonteles assina acordo de cooperação internacional na Estônia

O governador Rafael Fonteles esteve reunido na Estônia, na noite deste domingo (2), com autoridades e investidores que atuam na cadeia produtiva do hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro. “Demonstramos que reunimos todas as condições de tornar o Piauí o maior produtor de hidrogênio verde da América do Sul. No nosso Estado, já temos pessoas interessadas em investir nessa matriz energética, mas ainda buscam qual a melhor e mais barata tecnologia”, disse Rafael.

“Queremos nos somar a essa experiência exitosa dos estonianos, levando para o Piauí as melhores tecnologias e atraindo investimentos que possibilitem que o Estado se desenvolva e contribua com a sustentabilidade do mundo, através de matrizes energéticas limpas”, ressaltou o governador.

Durante o jantar do governador e demais integrantes da comitiva do Piauí com autoridades e investidores da Estônia, foi assinado um acordo de cooperação internacional entre o Vale do Hidrogênio Verde na Estônia e o Piauí.

“Eles foram os primeiros do mundo, e esse acordo vai permitir que tenhamos uma troca de experiências e projetos que poderão transformar o Piauí no maior produtor de hidrogênio verde da América do Sul”, pontuou Rafael Fonteles.

O gestor disse que o Piauí tem todas as condições para isso, considerando que tem o maior parque de energia eólica e solar da América Latina, tem localização privilegiada no Matopiba, que reúne as regiões produtoras de grãos do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e infraestrutura de exportação com a ZPE do Piauí.

“Esses fatores contribuem para que o Piauí possa ser um grande exportador do hidrogênio verde. Isso significa mais desenvolvimento sustentável para o Estado”, disse Rafael.

O embaixador do Brasil na Estônia, José Antônio Piras, declarou que foi uma honra receber em Tallinn o governador do Piauí, justamente num país que é considerado o mais digital da Europa e um dos que mais defendem a preservação ambiental e a produção de energia limpa.

“A Estônia é um ótimo país para cooperar com o Brasil e o Piauí se transforma no principal parceiro da Estônia no Brasil”, ressalta José Antônio Piras.

Rafael Fonteles assina acordo de cooperação internacional na Estônia
Rafael Fonteles assina acordo de cooperação na Estônia

Fonte: CCom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste