Quem é André Mendonça, o novo ministro da Justiça?

André Luiz de Almeida Mendonça nasceu em Santos (SP) em 27 de dezembro de 1972. Nascido numa família evangélia presbiteriana, André Mendonça é casado e pai de dois filhos. Nomeado Ministro da Justiça, Mendonça sucedeu o ex-ministro Sérgio Moro no cargo.

Curriculum de André Mendonça

Formado em Direito(1993) pela Faculdade de Direito de Bauro (SP), concluiu especialização em direito público pela Universidade de Brasília e mestrado pela Universidade de Salamanca (Espanha), com uma dissertação sobre corrupção e Estado de Direito. Na mesma Universade espanhola defendeu a tese de doutorado Estado de Derecho y Gobernanza Global (“Estado de Direito e Governança Global”), recebendo a avaliação mais alta.
Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina (PR)

Atuação profissional

André Mendonça foi professor do curso de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília e é professor visitante em Salamanca e na Fundação Getulio Vargas. É pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil “Esperança de Brasília”.

Foi advogado da Petrobras Distribuidora até ingressar na carreira de advogado da União. Na AGU iniciou como procurador-seccional da União em Londrina, passou ao cargo de vice-diretor da Escola do órgão, foi coordenador de Medidas Disciplinares e chegou ao cargo de corregedor-geral.

Foi diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa, nomeado pelo então advogado-geral José Antonio Dias Toffoli, e coordenou o Grupo Permanente de Atuação Pró-Ativa da AGU, que em 2010 ajudou a recuperar parte dos R$ 169 milhões, os quais seriam usados na construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, desviados dos cofres públicos.

Vencedor da categoria especial do Prêmio Innovare/2011 O Innovare reconheceu as práticas de combate à corrupção adotadas pela AGU.

Entre 2016 e 2018, foi assessor especial do ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União.

Em 2018, André Mendonça foi anunciado por Jair Bolsonaro como futuro nome para comandar a AGU.

relacionadas

talvez você goste