Queiroga continua com covid-19 e não pode voltar ao Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou hoje que deu positivo o novo teste de covid-19 que ele realizou nos Estados Unidos e, por isso, ainda não pode retornar ao Brasil. Dessa forma, continuará sua quarentena em Nova York até passar por um novo exame.

Devido às restrições de viagens entre o país norte-americano e o Brasil, o ministro poderá retornar apenas quando receber um teste de coronavírus negativo.

Nesse caso, mesmo que o teste RT-PCR detecte o vírus, o entendimento é que a carga viral não é suficiente para pôr em risco de contaminação outras pessoas, ficando autorizada a viagem, mas seguindo todos os protocolos, como o uso de máscara.

Queiroga teve a doença confirmada em 21 de setembro, dia em que a comitiva presidencial embarcou de volta ao Brasil após participar da 76ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York (EUA). Desde então, cumpre quarentena em território americano, tendo mudado de hotel nesse período, a fim de economizar com despesas de hospedagem.

À época dos resultados, somente o ministro da Saúde apresentou resultado positivo para a Covid, ficando o restante da comitiva autorizada a retornar ao Brasil. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou quarentena a todo o grupo, aproximadamente 50 integrantes, incluindo o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Todos passaram por novos exames e só foram liberados do isolamento aqueles que continuaram apresentando resultado negativo para a Covid após três dias. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e um funcionário do cerimonial do Planalto também manifestaram a doença dias depois de retornar ao país.

Fonte: R7.com

relacionadas

talvez você goste