Público prestigia primeira noite de Cajuína Pop

Como parte da programação cultural do aniversário de 170 anos de Teresina, aconteceu nessa sexta (12), a primeira noite do Festival Cajuína Pop, evento que reúne bandas autorais locais e que acontece de forma gratuita, no Complexo Cultural da Ponte Estaida.

No primeiro dia, sete bandas se apresentaram no Palco Churu, reunindo um público considerável, mostrando que o teresinense está apto a valorizar cada vez mais o artista que tem trabalho autoral.

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, compareceu ao evento, assistiu as apresentações e conversando com o público, ele afirmou que apesar dos recursos ainda escassos, a gestão municipal está se preparando para reforçar ainda o apoio aos artistas locais. Dr. Pessoa falou ainda que eventos culturais movimentam a economia da cidade, ajudando principalmente o cidadão empreendedor que aproveita essas atividades para levar o sustento para sua família.

“Tenho recebido muitos elogios por conta da atuação da pasta da cultura, elogios que não estão vindo só dos artistas ou público que assiste essas apresentações, eles vêm e muito, dos chefes de famílias que em eventos como esse, vendem alimentos, bebidas, artesanato, entre outros. Esse é o objetivo da nossa gestão, trabalhar pelo povo, por isso Teresina pode esperar por mais eventos como os que vêm ocorrendo nos espaços públicos espalhados por toda a cidade”, afirma Dr. Pessoa.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, falou sobre o crescimento profissional dos artistas que trabalham com música na cidade. Para ele, esse investimento feito pelo poder público, é fundamental para que a classe artística continue trilhando pelo caminho certo, sem precisar deixar a sua terra natal para viver de cultura.

“A gestão do prefeito Dr. Pessoa vem tendo esse cuidado de sempre está valorizando os artistas locais, e à população tem recebido muito bem esse diferencial da Prefeitura de Teresina e a prova disso é que esses eventos sempre contam com um bom público. Vamos continuar assim, oferecendo cultura para todos, sempre ouvindo o povo, pois acreditamos que não se faz cultura sem ouvir a classe artística e à população”, comenta Ênio Portela.

O musicista Narcoliricista, da Banda Narcoliricista, falou sobre os investimentos que a cidade vem fazendo para incentivar a classe artística, para ele é fundamental que ocorram a continuidade dessas ações culturais, pois elas geram apoio aos músicos e também à população que é carente de opções culturais.

“É muito importante que o som daqui esteja sempre em evidência, o Cajuína Pop é mais um passo dado à valorização dos músicos, por isso estamos aqui fazendo nossa parte em pró da música teresinense”, conta Narcoliricista.

A artista plástica Fátima Castelo Branco esteve na primeira noite do evento, ela conta que vem notando um aumento dos investimentos na área da cultura, fato que segundo ela, coloca a capital piauiense entre as cidades com opções saudáveis de cultura. Ela comenta ainda que esses festivais são pratos cheios para transformar a mentalidade do público teresinense que foi criado com a cultura de apenas valorizar o que vinha de fora.

“Recentemente estive no Estado do Ceará, lá assisti um festival de choro, porém ao chegar aqui, também tínhamos um gratuito. Hoje mais um festival, dessa vez unindo novos e talentos já conhecidos, isso é bom, quem ganha somos todos nós”, comenta Fátima Castelo Branco.

Na noite de ontem subiram ao palco, Jamile Jah, Deepmoon, Narcoliricista, Preto Kedé, Fullreggae, Banda Acesso e Roque Moreira. Neste sábado (13/08), é a vez da Navegantes e as Águas De Ynaê, Monise Borges, Radiofônicos, Corona Nimbus, Teófilo Lima, Megahertz e Alma Roots.
Fonte: Semcom

relacionadas

talvez você goste