A Federação Internacional de Educação Física e Esportiva do Piauí – FIEPS – PI – está com a programação pronta para o 15º Encontro Interdisciplinar, que acontecerá em Teresina, no Sesc Ilhotas, de 26 a 30 de abril. Dez cursos estão na programação que já está com inscrições abertas no site da Federação tanto para o encontro, quanto para o XV Congresso Piauiense Científico. Entre os cursos, será ministrado o de “Biomecânica aplicada à saúde articular”, pelo Prof. Renato Furlaneto Bernardinis, do Mato grosso do Sul, que é mestre em Saúde e Educação e especialista em Personal Trainer.

O Curso teórico e prático acontecerá nas manhãs dos dias 27 e 28 de abril, de 8h às 12h, no Sesc Ilhotas. O Prof. Furlaneto informou que o curso é para mostrar cálculos e análises, por meio dos quais se consegue determinar escolhas mais assertivas para a saúde das articulações do corpo humano. A biomecânica é o estudo do movimento e do efeito das forças internas e externas de um corpo baseado em análises quantitativas e qualitativas, utilizando parâmetros como: velocidade, direção, quantidade de força, etc.

Os objetivos do curso são:·proporcionar ao aluno o estudo sobre a Biomecânica do exercício, conceito e aplicabilidade da biomecânica; demonstrar conceitos, teorias e princípios básicos, de forma a suscitar discussões e debates sobre a disciplina; estimular o aluno no entendimento do emprego da disciplina com aplicação na área esportiva e despertar o interesse pela pesquisa através de estudos da literatura sobre os temas abordados na disciplina.

“Com os cálculos e imagens que temos, conseguimos determinar o que é melhor para diminuir o risco de lesões nas articulações. Por exemplo, para uma pessoa que está acima do peso, vou calcular uma frequência de reação do solo, a qual determina a compressão que tem pelo peso da pessoa sobre as articulações, principalmente as do quadril e do joelho; caso esse cálculo não seja feito e determinada a atividade física certa, esse indivíduo pode ser até impossibilitado de caminhar. Com esse estudo de cálculos biomecânicos, a gente tem argumentos para determinar o que é melhor para cada indivíduo”, explicou Furlaneto.

O Prof. disse que com a análise de imagens, consegue-se também determinar se uma pessoa está fazendo, por exemplo, sua caminhada ou corrida de rotina do jeito correto. Com o curso, os participantes entenderão melhor como se pode fazer o melhor alinhamento dos quadris, joelhos e tornozelos para, a partir daí, estabelecer o melhor exercício e posturas que facilitarão as atividades dessa pessoa com menos possibilidades de dores e lesões, o que a levará, consequentemente, a viver com mais saúde e sem uso de medicamentos.

Na parte prática do curso, Furlaneto vai fazer demonstrações com uso de peso, alteres e caneleiras e a maneira correta de utilizar esses instrumentos de academias de ginástica, de forma a trazer mais conforto e menos dores.

O 15º Encontro Interdisciplinar da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva do Piauí – FIEPS – PI já tem profissionais e estudantes inscritos das áreas de educação física, pedagogia, fisioterapia, personal trainer, coreógrafos, bailarinos, entre outros. Espera-se a participação de mais de 600 pessoas. O site com todas as informações e inscrições é www.fiep-pi.com.br.

Fonte: Ascom
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *