Procurador-geral do Estado Piauí participa de encontro do Consórcio Nordeste

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) realiza, nesta sexta-feira (20), em João Pessoa (PB), a primeira reunião do ano. O governador da Paraíba, João Azevedo, que assumiu a liderança da instituição em dezembro de 2022, vai reunir todos os demais governadores da região, entre eles o piauiense Rafael Fonteles, para discutir pautas conjuntas que serão apresentadas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 27 de janeiro.

O encontro ocorrerá no Centro de Convenções de  João Pessoa. O procurador-geral do Estado do Piauí, Pierot Júnior, acompanha o governador do Piauí no evento. Já nessa quinta-feira (19), ocorreu uma reunião virtual entre procuradores gerais dos nove estados do Nordeste, onde foram destacadas a importância de alinhamento de projetos em andamento, além da discussão de novas pautas a serem iniciadas no âmbito dos Estados consorciados.

“A entidade tem buscado compartilhar investimentos e soluções para projetos integradores em diversas áreas, como de desenvolvimento econômico, infraestrutura, meio ambiente, articulação política e jurídico-institucional, e para isso é preciso ter uma integração entre as procuradorias gerais”, disse Pierot, lembrando que na época em que o Piauí esteve na presidência da entidade, o consórcio ganhou bastante destaque, em âmbito nacional, nas discussões sobre as vacinas contra a Covid-19 e pautas que envolveram a pandemia.

Em 2021, quando o Piauí esteve como Estado-líder do consórcio, tendo como presidente o então governador Wellington Dias. a PGE-PI ficou responsável pela assessoria jurídica da instituição. “Durante esse período, a entidade teve forte atuação na árdua luta contra o negacionismo e contra certas tentativas de enfraquecimento das medidas sanitárias de combate à pandemia. O coeso grupo político criado pelos governadores, liderados pelo Piauí, se fortaleceu e foi se tornando verdadeiro centro nacional de defesa da ciência, da saúde e da vida de todos os brasileiros”, afirmou Paulo Cardoso, procurador do Estado do Piauí com atuação nas demandas do Consórcio Nordeste.

relacionadas

talvez você goste