Com o intuito de fortalecer a cultura na cidade, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), iniciou, neste final de semana, o Circuito de Prévias nos Bairros, onde bandas locais se apresentam em espaços públicos, preparando a população para o Carnaval,que este ano, com mais investimentos, vem recheado de novidades.

Na sexta-feira, o circuito passou pelo bairro Saci, na zona Sul, já no sábado, foi a vez dos moradores do Grande Dirceu, na zona Sudeste, onde o público presente pôde acompanhar os shows dos grupos Kanga Elétrico e a Banda Siribolo.

O presidente da FMC, Ênio Portela, falou que a região do Grande Dirceu é muito rica em cultura, e citou os blocos carnavalescos da região que, segundo ele, ao longo dos últimos anos, ajudou de forma direta no fortalecimento da cultura teresinense. O gestor citou ainda que, neste final de semana, foram as duas primeiras prévias, mas que no próximo outras regiões da capital receberão as festividades, que antecedem a Folia de Momo.

“Estamos percorrendo Teresina para mostrar para o povo o comprometimento desta gestão, em especial do prefeito Dr. Pessoa, com a nossa cultura. Além de contribuir com os artistas locais e com o lazer dos munícipes, essas prévias também são espaços para que muitos teresinenses possam gerar renda para suas famílias”, comenta Ênio Portela.

A vendedora de bebidas Ana Silva, de 35 anos, que mora no bairro Promorar, conta que, nos últimos anos, teve sua renda ampliada por conta desses eventos promovidos pela Prefeitura de Teresina, para ela, é um incentivo que contribui de forma direta com aqueles que resolveram optar pela profissão de vendedor ambulante. Ana conta ainda que antes o dinheiro que ganhava mal dava para pagar as contas e que agora com o aumento das atividades culturais, ela e vários colegas estão conseguindo obter lucros que culminam com uma melhor qualidade de vida.

“Desde que o prefeito Dr. Pessoa entrou na prefeitura, eu consegui vender mais, hoje pago plano de saúde para mim e meu filho e até consegui trocar o meu veículo, que uso para transportar os produtos que comercializo nos eventos. São oportunidades assim que estávamos precisando, por isso, faço questão de estar em todos esses eventos”, disse Ana Silvia, afirmando ainda que está otimista a respeito das festividades de Carnaval.

O cantor Flaviano Kangas disse que a decisão da prefeitura em realizar eventos com artistas locais contribui e muito com a classe artística, que passou dois anos sem poder trabalhar por conta das restrições sanitárias. A banda que Fabiano integra é uma das dezenas de atrações contratadas pela gestão municipal para animar os teresinenses no período de Carnaval.

“Como artista me sinto realizado, pois sei que tanto eu, como outros artistas teresinenses agora têm espaço para tocar em eventos públicos. Com esses contratos, também fazemos movimentar a economia da cidade, pois as bandas empregam centenas de pais e mães de família”, afirma Flaviano Kangas.

Outras prévias
No próximo final de semana será a vez dos bairros Matadouro, na zona Norte e o Jockey Clube, na zona Leste, além do povoado Santa Luz, na zona rural Norte. Todas as prévias são gratuitas e os barranqueiros não precisam de cadastro antecipado para expor e comercializar seus produtos.

Onde ver a agenda
Para acompanhar toda a programação de Carnaval, bem como as demais ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Teresina e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br, ou seguir a página cultura_the no Instagram.


Fonte: Semcom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *