Presidente do Sintetro afirma que 60% dos trabalhadores do transporte público foram demitidos

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro), Ajuri Dias, prestou depoimento nesta terça-feira (18) na CPI dos transportes públicos de Teresina e afirmou que 60% dos trabalhadores da categoria foram demitidos.

“Atualmente, o Setut deixou de pagar os salários e os benefícios da categoria e diminui o salário que era R$ 2039,00 para R$ 1941,00. Nós só tivemos perda porque começou a questão da demissão no sistema que hoje tá em torno de 60% dos trabalhadores. Foram demitidos, além daqueles que fizeram acordo perdendo 40%, perdendo 20% das multas rescisórias”, explica.

Ajuri Dias confirma que os trabalhadores dos transporte público de teresina ganham por diária.

“Hoje, os trabalhadores de transporte público ganham çpor diária. Se trabalhar, recebe. Se não trabalhar, não recebe a diária. Lamentavelmente, a maioria dos trabalhadores vive de doação de familiares. Muitos adoeceram por conta de problema psicológico”, lamenta.

O contrato de licitação e supostas manobras ilícitas do Setut também foram pautas de discussão.

“O quantitativo previsto era de 419 ônibus em circulação e hoje existem apenas 180 ônibus na ativa na capital, o que cai nas costas do usuário, que paga caro por uma passagem e não usufrui de um serviço de qualidade. Ainda falamos sobre o fato de que trabalhadores foram levados a assinar um documento afirmando o recebimento dos salários, mas ao receber, o valor era menor do que o acordado. Outra manobra é o não fornecimento de combustível. São questões graves confirmadas pelo presidente do Sintetro e que vamos investigar a fundo”, afirmou o vereador Dudu Borges (PT), que preside a CPI.

Orlando Dias
Da Redação

relacionadas

talvez você goste