Com o início do período chuvoso, a Prefeitura de Teresina tem intensificado o monitoramento das áreas vulneráveis a desastres, como alagamentos e deslizamentos, existentes em todas as zonas da cidade, através dos agentes de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

“Temos fortalecido o trabalho de monitoramento das 56 áreas de risco mapeadas, que são constantemente visitadas por nossas equipes. Nesses locais, verificamos a situação, que geralmente está relacionada a problemas com a obstrução de galerias e bueiros ou aumento do volume dos rios”, explica Antônio Linhares, agente da Defesa Civil Municipal.

Áreas de risco em Teresina

Neste sentido, a Prefeitura de Teresina tem dado ênfase às políticas públicas preventivas. Além da constante vigilância da situação nestas localidades, equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) também realizam a limpeza de bueiros e galerias.

Da mesma forma, a Semcaspi elabora um plano para prestar assistência em caso de qualquer eventualidade. “Temos o olhar de cuidar de pessoas, que é a marca da gestão do prefeito Doutor Pessoa, desenvolvendo projetos junto as comunidade vulneráveis”, enfatizou a titular da pasta, Eliana Lago.

Fonte:Ascom
Foto: Rômulo Piauilino/Secom