Prefeitura de Teresina pode municipalizar o transporte público, diz Robert Rios

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB) afirmou nesta quinta-feira (4), que o transporte público de Teresina é um setor que nunca teve um serviço de qualidade, sendo que Dr. está impaciente com a possibilidade de greve na próxima segunda-feira (8). Rios confirmou que a Prefeitura de Teresina pode municipalizar o transporte público na capital.

“A paciência do Dr. Pessoa está se esgotando. Ele está mostrando sinais fortes de impaciência com o setor de transporte coletivo. É um setor que nunca foi bem aqui em Teresina. A passagem não é barata, os ônibus não têm a qualidade devida, há demora na parada de ônibus numa cidade quente como Teresina”, disse o secretário em entrevista ao Jornal do Piauí.

Os trabalhadores da Viação Santana protestaram contra a falta de pagamento de férias, de 30% do salário por três meses e ainda o pagamento integral de trabalhadores que retornaram ao trabalho em dezembro. Parte da zona Leste ficou sem ônibus.

“Eu estava vindo pra cá quando soube que uma das empresas tinha parado. Na mesma hora eu liguei para o procurador do município e mandei que ele desse uma solução jurídica. Vamos lê o contrato, estudar e analisar se multamos a empresa ou se imediatamente rompemos com a empresa”, afirmou Robert Rios.

Robert Rios deixou claro que o prefeito não vai admitir “faca no pescoço” e que se for necessário, rompe com as empresas e cria uma empresa pública de transporte.

“Os contratos feitos entre prefeitura e os empresários de transporte coletivo nós estamos revendo. A empresa de transporte coletivo é uma empresa privada. Eles têm que ser remunerados. É um setor que estão insatisfeitos os empresários, a prefeitura e os usuários. Está todo mundo insatisfeito e alguma coisa muito grave acontecendo, mas Dr. Pessoa já disse aos empresários que não vai aceitar chantagem e faca no peito e que vai fazer o que for preciso. Se preciso for, ele vai municipalizar o transporte coletivo de Teresina”, destaca o gestor, ressaltando que uma linha de financiamento pode ser feita para aquisição de ônibus.

Cadastramento de ônibus

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) informa que estará cadastrando veículos para suprir as necessidades dos usuários do sistema de trasporte coletivo público, tendo em vista o indicativo de greve que deve ser deflagrada a partir da próxima segunda-feira (8).

Informa ainda que a partir desta quinta-feira (4), os veículos que obtiveram autorização para transporte de usuários já estão circulando pela capital.

Os interessados em cadastrar veículos devem se dirigir ao Strans portando documentação pessoal e também do veículo que passará por uma vistoria que dirá se o mesmo estará apto para circular.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: (86) 3122-7606.

Com informações do cidadeverde.com
Foto: Yala Sena

relacionadas

talvez você goste