Prefeitura de Teresina organiza programação para comemorar o Dia das Crianças

O Dia das Crianças vai ser comemorado de maneira ecológica, mas não menos divertida, no Parque das Crianças, uma das áreas verdes de Prefeitura de Teresina administradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Por iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental, NEA, o mais novo dos parques de Teresina, inaugurado em fevereiro deste ano, terá a Horta das Crianças.

“Neste dia 12 de outubro, serão oferecidas 350 mudas de hortaliças e plantas medicinais para as crianças presentes poderem experimentar a alegria que é plantar uma muda”, afirma a professora Naisis Castelo Branco, gerente do NEA. Para incentivar visualmente os pequenos, Naisis e José Freire, coordenador do parque, dispuseram ao lado de cada canteiro mudas já plantadas para que a criança veja como estará a sua plantinha na próxima visita.

“A equipe do parque está tão animada quanto nós para levar adiante o projeto. Queremos que mudas frutíferas e flores sejam o próximo passo”, completa a professora.

Abelhas sem ferrão
O plantio acontecerá a partir das 8h, do feriado, no parque, que terá horário de funcionamento normal, até às 21h, eu quando as mudas disponíveis acabrem. Ao mesmo tempo, outra atividade será oferecida pela bióloga Sandra Sousa e pela engenheira agrônoma Dalila Meneses, sócias no Projeto Arandu – Saberes e Práticas com Abelhas.

“Vamos mostrar o ninho das abelhas, além de oferecermos atividades lúdicas relativas ao tema, jogos e degustação de mel de abelhas nativas de várias regiões do Brasil, dos mais conhecidos aos mais exóticos”, conta Sandra, que trabalha com abelhas, há mais de 10 anos e já coordenou projeto com meliponário – coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos – em João Pessoa, na Paraíba.

“A ideia é mostrar como as abelhas, que têm suas funções desconhecidas por muitos, são seres encantadores e importantes para o meio ambiente e para a alimentação, pois sua polinização gera os frutos”, afirma Dalila. “E mostrar que abelhas não são apenas aquelas amarelas e pretas que ferroam, mas que há muitas espécies nativas, sem ferrão, que produzem enorme variedade de mel”, afirma Dalila.

Mais festa no sábado
No sábado, dia 15, o clima de festa continua no Parque das Crianças no projeto com a participação da Semam, Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

A Festa das Crianças, que será realizada das 8h às 13h, contará com diversas atividades. Para se divertir, oficinas de balões e artesanato em biscuit, recreação, dança e bonecos da Disney, além de pintura no rosto. Na parte de serviço, corte de cabelo infantil. Na área educativa, instruções sobre higiene bucal e educação no trânsito para crianças. Para completar, distribuição de frutas.

Fonte: Semcom

relacionadas

talvez você goste