Prefeitura de Teresina apresenta balanço de ações do 1º semestre

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), realizou nesta sexta-feira (25), apresentação do balanço técnico de ações do primeiro semestre de 2021. Após quase seis meses de gestão, cada Secretaria Executiva e Direção da pasta explanou sobre os trabalhos desenvolvidos neste período.

O evento aconteceu no Parque Lagoas do Norte, e contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa e comitiva das demais secretarias municipais.

Para o Secretário de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa, o evento marca os quase seis meses de gestão da Secretaria.

“Toda instituição precisa de planejamento e temos aqui a missão de trabalhar ao lado do Prefeito Dr Pessoa com o objetivo de cuidar muito bem dos recursos do município, sejam de fontes próprias ou externas, além de Acompanhar as obras e traçar metas de desenvolvimento do município. É uma gestão transparente e temos aqui uma comprovação disso”, explicou.

Ao final das apresentações, o prefeito Dr. Pessoa relatou sobre a satisfação do trabalho desenvolvido por cada área da Semplan. “É motivo de palmas essa ação comandada pelo ex- ministro João Henrique e atual secretário de Planejamento. Temos aqui relatórios transparentes e de muita qualidade do que tem sido feito na Prefeitura de Teresina. Muito me alegra saber que a equipe do planejamento tem sido produtiva em sua função”, disse Dr. Pessoa.

Na Secretaria Executiva de Captação domento. De recursos externos, temos 60 obras já iniciadas, totalizando R$ 546.411.090,93, com mais de 41% de recursos executados. Um trabalho de acompanhamento diário com as instituições externas e também com as Superintendências de Ações Descentralizadas, as SAADS”, explicou o secretário executivo, Ítalo Portela.

A Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag), entre outras atribuições ligadas ao orçamento do município e Planos de Gestão, tem feito a coordenação de recursos provenientes de Emendas Parlamentares Municipais. “Esta sob nossa gestão 149 emendas de 2021 e anos anteriores, além da abertura do cadastramento das emendas 2022. Além disso, trabalhamos na execução das reformas administrativas. Este ano já lançamos o site Teresinense Participativo para elaboração do PPA 2022-2025. Um trabalho que só é possível com equipe técnica e empenhada. Isso temos de sobra na Semplan”, explicou Kárita Allen, Secretária Executiva.

A SEPLAG também atua com as coordenações do departamento Agenda 2030 e a nova coordenação de Concessões e Parcerias.

Já a Secretaria Executiva de Planejamento Urbano (SEPLUR), possui entre outras atribuições, o cadastro de logradouros, denominação e declaração; indicação de terrenos e propriedades para projetos e avaliação de imóveis.“Outras funções desenvolvidas pela equipe temos a de projetos de arquitetura e de edificações públicas e comunitárias, projetos de urbanismo e paisagismo e projetos de sistema viário”, disse Carlos Afonso, secretário executivo.

A Seplur já executou 38 processos do Construa Fácil e tem mais de 100 processos em andamento na área de planejamento urbano do município. É também o setor responsável pela atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

Prefeitura de Teresina apresenta balanço de ações do 1º semestre
Dr. Pessoa esteve presente ao evento

Programa Lagoas do Norte
A equipe do Programa Lagoas do Norte esteve presente e o diretor-geral, Bruno Quaresma, apresentou o balanço de ações e obras que estão sendo realizadas e programadas para o futuro. Foram mostrados os relatórios de progresso, contrapartidas, auditoria e as tratativas junto ao Banco Mundial para reestruturação e prorrogação do programa.

“Nós pudemos apresentar neste momento de confraternização com a Semplan as obras que já iniciamos, como as melhorias estruturais na Estação de Bombeamento da avenida Boa Esperança e ligações intradomiciliares de esgoto, reforma da sede da Controladoria Geral do Município, além de ações como a elaboração do Plano Municipal de Cultura e o trabalho social junto aos beneficiários do programa que estão morando no residencial Parque Brasil”, destacou Bruno Quaresma.

Fonte: Ascom/PMT
Fotos: Rômulo Piauilino

relacionadas

talvez você goste