A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), realizou nesta sexta-feira (25), apresentação do balanço técnico de ações do primeiro semestre de 2021. Após quase seis meses de gestão, cada Secretaria Executiva e Direção da pasta explanou sobre os trabalhos desenvolvidos neste período.

O evento aconteceu no Parque Lagoas do Norte, e contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa e comitiva das demais secretarias municipais.

Para o Secretário de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa, o evento marca os quase seis meses de gestão da Secretaria.

“Toda instituição precisa de planejamento e temos aqui a missão de trabalhar ao lado do Prefeito Dr Pessoa com o objetivo de cuidar muito bem dos recursos do município, sejam de fontes próprias ou externas, além de Acompanhar as obras e traçar metas de desenvolvimento do município. É uma gestão transparente e temos aqui uma comprovação disso”, explicou.

Ao final das apresentações, o prefeito Dr. Pessoa relatou sobre a satisfação do trabalho desenvolvido por cada área da Semplan. “É motivo de palmas essa ação comandada pelo ex- ministro João Henrique e atual secretário de Planejamento. Temos aqui relatórios transparentes e de muita qualidade do que tem sido feito na Prefeitura de Teresina. Muito me alegra saber que a equipe do planejamento tem sido produtiva em sua função”, disse Dr. Pessoa.

Na Secretaria Executiva de Captação domento. De recursos externos, temos 60 obras já iniciadas, totalizando R$ 546.411.090,93, com mais de 41% de recursos executados. Um trabalho de acompanhamento diário com as instituições externas e também com as Superintendências de Ações Descentralizadas, as SAADS”, explicou o secretário executivo, Ítalo Portela.

A Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplag), entre outras atribuições ligadas ao orçamento do município e Planos de Gestão, tem feito a coordenação de recursos provenientes de Emendas Parlamentares Municipais. “Esta sob nossa gestão 149 emendas de 2021 e anos anteriores, além da abertura do cadastramento das emendas 2022. Além disso, trabalhamos na execução das reformas administrativas. Este ano já lançamos o site Teresinense Participativo para elaboração do PPA 2022-2025. Um trabalho que só é possível com equipe técnica e empenhada. Isso temos de sobra na Semplan”, explicou Kárita Allen, Secretária Executiva.

A SEPLAG também atua com as coordenações do departamento Agenda 2030 e a nova coordenação de Concessões e Parcerias.

Já a Secretaria Executiva de Planejamento Urbano (SEPLUR), possui entre outras atribuições, o cadastro de logradouros, denominação e declaração; indicação de terrenos e propriedades para projetos e avaliação de imóveis.“Outras funções desenvolvidas pela equipe temos a de projetos de arquitetura e de edificações públicas e comunitárias, projetos de urbanismo e paisagismo e projetos de sistema viário”, disse Carlos Afonso, secretário executivo.

A Seplur já executou 38 processos do Construa Fácil e tem mais de 100 processos em andamento na área de planejamento urbano do município. É também o setor responsável pela atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

Dr. Pessoa esteve presente ao evento

Programa Lagoas do Norte
A equipe do Programa Lagoas do Norte esteve presente e o diretor-geral, Bruno Quaresma, apresentou o balanço de ações e obras que estão sendo realizadas e programadas para o futuro. Foram mostrados os relatórios de progresso, contrapartidas, auditoria e as tratativas junto ao Banco Mundial para reestruturação e prorrogação do programa.

“Nós pudemos apresentar neste momento de confraternização com a Semplan as obras que já iniciamos, como as melhorias estruturais na Estação de Bombeamento da avenida Boa Esperança e ligações intradomiciliares de esgoto, reforma da sede da Controladoria Geral do Município, além de ações como a elaboração do Plano Municipal de Cultura e o trabalho social junto aos beneficiários do programa que estão morando no residencial Parque Brasil”, destacou Bruno Quaresma.

Fonte: Ascom/PMT
Fotos: Rômulo Piauilino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *