A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, na manhã nesta terça-feira (28), reunião com prefeitos para tratar sobre o débito do Governo do Estado com os municípios no que se refere ao cofinanciamento na Saúde e aos Hospitais de Pequeno Porte (HPP).

O objetivo da reunião foi discutir a proposta feita pelo Estado para que os repasses atrasados sejam pagos em 25 parcelas, com entrada de 10% do valor total do passivo de cada município a ser paga já no dia 30 de janeiro. As demais 24 parcelas serão quitadas em valores iguais.

A proposta foi aprovada. Ao todo, 102 prefeitos participaram. O valor total do débito do Estado é de R$ 142 milhões. De acordo com o presidente da APPM, Jonas Moura, os atrasos desses recursos têm dificultado as ações na área prioritária da saúde pública.

“Esse é um dos principais problemas enfrentados pelos municípios. Diante disso, temos, desde o início do ano passado, buscado uma solução e, depois de dialogarmos com o Governo, e com auxílio do Ministério Público, aprovamos e vamos formalizar a proposta”, explica Jonas.

Da Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *