Posse no TSE mostrou instituições maduras, diz Ciro Nogueira

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou nesta 6ª feira (19.ago.2022) que a cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi uma demonstração de maturidade das instituições democráticas.

O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Michel Temer (MDB), Dilma Rousseff (PT) e José Sarney (MDB) e de líderes políticos e autoridades.

Em seu discurso depois da posse, Moraes exaltou as urnas eletrônicas, a democracia e criticou discursos de ódio na internet. O presidente do TSE disse que as ações da Justiça Eleitoral serão “céleres” quando houver transgressões e que a liberdade de expressão não pode ser usada para destruir a honra alheia e nem para propagar ideias contrárias às instituições e ao Estado democrático.

“Eu fiquei, às vezes, um pouco triste de tentar… Uma posse daquela, que era um simbolismo enorme de maturidade das instituições, só se foi… A imprensa parece que tinha vontade que aquilo não ocorresse, que o conflito fosse uma coisa acima das instituições”, disse Nogueira nesta 6ª.

Ele participa do seminário “O Equilíbrio dos Poderes”, organizado pelo grupo empresarial Esfera Brasil. Também estão no evento o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Fonte: Poder360

relacionadas

talvez você goste