​Ser eleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda do Brasil – CONSEFAZ é uma demanda e/ou tarefa para raras pessoas brilhantes obterem êxito. E para quem tem liderança e sabe conciliar, além de determinado.

​E Rafael conseguiu, como Secretário de Fazenda, representando o vigésimo sexto Estado mais pobre do Brasil – o Piauí. E apenas com 29 anos de idade, enfrentando Estados ricos e poderosos, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Sta. Catarina e Rio Grande do Sul para nominar somente esses poderosíssimos Estados. E mais: eleito pelos colegas Secretários por unanimidade e para dois mandatos consecutivos. E apenas com 29 anos.

​Exclusivamente esse cargo de presidente do Consefaz conferiu-lhe visibilidade, capilaridade e credibilidade nacional para discutir e ser ouvido em temáticas e/ou matérias de interesse nacional, como a reforma tributária, que está em tramitação no Congresso Nacional.

​Rafael foi peça chave e fundamental no debate, sendo ouvido, reconhecido e respeitado e vendo as suas teses serem aprovadas pelos demais colegas Secretários. E pelos governadores e ministros de Estado.

​Além de excelente Secretário de Fazenda, organizando e adequando as contas públicas do Piauí é um empreendedor extraordinário porquanto é sócio majoritário da melhor e maior instituição de ensino particular do Piauí, com estudo de excelência.

​É empresário resolutivo, adotando, com proeminência, a qualidade no ensino na escola que é proprietário.

​E por quê esse ex-Secretário de Fazenda do Piauí, será Governador eleito em outubro?

Pelas suas extraordinárias qualidades, como professor, empresário, matemático, gestor público, e como ser humano, as quais sempre dignificaram sua pessoa e as atribuições como empreendedor e gestor público. Justamente por isso, o resultado de sua gestão na Fazenda e no Consefaz foram positivas. E o notabilizaram no Brasil.

​E essas qualidades indeléveis, ele levará para a gestão do Estado, como Chefe do Poder Executivo do Piauí; e estão sendo incluídas ou inseridas no conteúdo do seu plano de governo, como prioridade essencial à fundamentação construtiva.

​Rafael dialogou demoradamente com os deputados estaduais e obteve o apoio político de 25 dos 30 deputados com assento na Assembleia.

​O presidente da Assembleia Legislativa, o veterano deputado Themístocles Filho, é outro aliado de Rafael, que coadjuvou todas as negociações e o Vice na chapa majoritária de Rafael, representando o MDB, com forte apoio político no Norte do Piauí; Inclusive com a esposa Ivanária Sampaio, prefeita de Esperantina.

​O Piauí possui 224 municípios, Rafael tem o apoio de, praticamente 50% deles, consequentemente a metade dos prefeitos do Estado está com o candidato da coligação o “TIME DO POVO”, além de centenas de vereadores e lideranças.

​O ex-Governdor Wellington Dias (PT), candidato ao Senado, está apoiando Rafael. E o líder
Wellington foi eleito e reeleito quatro vezes Governador do Piauí. Marca apenas dele no Piauí.

​O ex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República, também está com Rafael. E Lula tem o apoio de 83% do eleitorado do Piauí.

​Os ex-governadores Wilson Martins e Antônio José de Moraes Souza Filho também estão com Rafael.

​O deputado federal Júlio César e o estadual Georgiano Neto, ambos líderes na votação para deputado, estão com Rafael Fonteles.

​O ex-presidente da Funasa e atual deputado estadual, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Henrique Pires, também está na coligação o “TIME DO POVO”, com Rafael.

​Os deputados federais Rejane Dias, Marina, Merlong, Fábio Abreu, Marcos Aurélio, também apoiam Rafael.

​O atual Senador da República, Marcelo Castro, com vários mandatos de deputado estadual e federal e líder no Sul do Estado, está com Rafael.

​O ex-Goevrandor Antônio José de Moraes Souza Filho é também presidente da FIEPI – Federação das Indústrias do Piauí, consequentemente os empresa´rios do Piauí poderão estar apoiando Rafael na condição de liderados de Moraes Souza Filho.

​O deputado federal Júlio Cesar de Carvalho Lima é também presidente do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, consequentemente os homens do agronegócio e os proprietários rurais poderão estar com a candidatura de Rafael Fonteles ao Governo do Estado em 2022.

​Os proprietários de estabelecimento de ensino também poderão estar com o colega Rafael que é o acionista majoritário do Colégio CEV; e também mantem com a classe um bom relacionamento.

​Exercer o cargo de Secretário de Fazenda, como Rafael, e manter, com os empresários, um relacionamento amistoso, sem divergências, já é uma tarefa enorme e significativa e de forte medida. Porque, o que têm prevalecido na história, é um tratamento desavindo e muito difícil. Rafael conciliou as convergências, resolveu os problemas estruturais da fazenda estadual e a arrecadação manteve-se normal e produtiva, com aumento significativo do volume arrecadado. E sem arrocho fiscal.

​Propositalmente, deixei para o final deste trabalho, as referências à Governadora Regina Souza, ressaltando, entretanto, a sua honradez, sensatez, honestidade, firmeza nas decisões e sua forte e histórica identidade com os movimentos sociais de base onde formatou, emoldurou e consolidou sua formação política da qual jamais fraquejou para apoiar outro segmento diferente.

​Portanto, é essa Governadora, identificada com o meio rural e onde trabalhou, e a primeira mulher piauiense que assume o Poder Executivo –, que está à frente do Estado no momento em que Rafael Fonteles, também filiado ao PT, está postulando a governança estadual.

Amarrada à aplicação da lei eleitoral e preocupada com os rigores da lei, mas também com os seus contidos exageros, Regina Souza, recomenda que aliados obedeçam as regras do processo eleitoral, alcancem os objetivos e o seu conteúdo democrático, com resultado para a coligação do “TIME DO POVO”.

E, dentro desse clima efervescente politico-eleitoral, comum em todo evento dessa natureza, espera-se que Rafael Fonteles seja o vitorioso; e assuma o Poder Executivo Estadual, em janeiro de 2023, após consagração do Povo do Piauí, elegendo-o Governador do Estado, com 39 anos de idade, um jovem que desbravará os solos íngremes do sertão e das chapadas do Piauí, bem assim do Semiárido e dos Cerrados, além do litoral.

Magno Pires – Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras, Diretor-Geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí/IAEPI; Ex-secretário de Administração do Piauí; Ex-Presidente da Fundação CEPRO; Advogado da União (aposentado); Ex-advogado da Cia. Antarctica Paulista, atual AMBEV, por 32 anos; professor e jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *