Polícia prende empresário acusado de estelionato em agência bancária

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da DRCI – Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, prendeu em flagrante na sexta-feira (6) um empresário acusado pela prática de estelionato e associação criminosa, na modalidade golpe do boleto – bolware.

De acordo com a Polícia Civil, a ação policial se deu na sede de uma agência bancária, em Teresina-PI, quando o empresário estava realizando presencialmente a movimentação de aproximadamente R$166.000,000 reais obtidos com o golpe. Figuram como vítimas no inquérito policial grandes empresas com sede em Teresina e no interior do Estado.

A Polícia Civil informou que o golpe consistia em invadir o sistema de uma das empresas vítimas, contratada das demais, e enviar boletos com endereçamento errado a empresas clientes da primeira. Recebendo o boleto, suspostamente da sua contratada essas empresas vítimas realizavam pagamento, levadas a erro pela fraude. O dinheiro percorria um caminho no sistema financeiro nacional e era levantado a partir da conta do empresário preso pela equipe da DRCI.

O delegado-adjunto da DRCI, Francírio Queiroz, explicou que os policiais vinham analisando esse tipo de golpe

“Nossos policiais vinham analisando os boletins de ocorrência relacionados a esse tipo de golpe e conseguiram elucidar o modo de atuação criminoso, culminando com a prisão de sexta-feira e bloqueio de parte do valor do dinheiro das vítimas. Somente o CNPJ do investigado preso gerou mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) em uma única instituição financeira, demonstrando o potencial lesivo da associação criminosa.” O flagrante foi lavrado na DRCI que seguirá com a investigação para identificar demais envolvidos no crime. Ainda durante o final de semana o Poder Judiciário homologou o flagrante e converteu a prisão do investigado em preventiva.

“Várias empresas têm sido vítimas de golpes on line, especialmente porque possuem maior disponibilidade de valores em suas contas. Esse é um crime que pode ser cometido à distância, e muitas vezes o autor se esconde atrás de identidades falsas. É necessário que o mercado seja cada vez mais criterioso quanto a regras de segurança para realização de transações on line, bem como que as pessoas tenham bastante atenção em seus pagamentos e negociações”, informa ao delegado Anchieta Nery titular da DRCI – Delegacia de Repressão a Crimes de Informática.

Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste