Polícia Federal prende bolsonaristas por vandalismo em Brasília

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizam nesta quinta-feira (29) uma operação contra suspeitos de terem participado da tentativa de invasão à sede da Polícia Federal, em Brasília, e de terem praticado atos de vandalismo na capital federal no último dia 12 de dezembro. Ao todo, os agentes cumprem 32 mandados de busca, apreensão e prisão.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e são cumpridas no Distrito Federal e nos seguintes estados: Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. Até 7h30, três pessoas já tinham sido presas. São elas: Klio Damião Hirano, Joel Pires Santana e Átila Melo.

Uma das prisões, de Klio Hirano, aconteceu em Brasília. Ela aparece em um vídeo em frente à sede da Polícia Federal no dia da tentativa de invasão ao prédio da corporação. No Rio de Janeiro, a pessoa detida foi identificada como Átila Reginaldo Franco de Melo, que foi preso no município de São Gonçalo.

Um outro alvo da operação é Ricardo Yukio Aoyama, que teve uma arma, quatro carregadores e diversas munições apreendidas em sua casa, em Rondônia. As investigações apontam que ele teria sido o responsável por comprar combustíveis durante os atos em Brasília no dia 12 de dezembro deste ano. No dia dos ataques, dezenas de veículos foram incendiados. Ele, no entanto, não estava em casa no momento da chegada dos agentes e é considerado foragido da Justiça.

Os crimes investigados são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas atingem 34 anos de prisão. A operação desta quinta foi batizada como Nero, em referência ao imperador romano do primeiro século que ateou fogo em Roma.

Segundo a PF, as investigações tiveram início depois da tentativa de invasão à sede da corporação. De acordo com o Corpo de Bombeiros, oito veículos, entre carros e ônibus, foram incendiados por manifestantes. O grupo ainda quebrou vidros de automóveis, depredaram equipamentos públicos e a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte de Brasília.

Fonte: pleno.news
Foto: Arquivo

relacionadas

talvez você goste