Polícia Civil investiga crimes digitais em São Raimundo Nonato

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Regional de Polícia Civil de São Raimundo Nonato , deu cumprimento na terça-feira (3) a mandado de busca e apreensão, em desfavor do nacional de iniciais T. N. da S. O., residente na cidade de Várzea Branca-PI.

De acordo coma Polícia Civil, a busca e apreensão ocorreu após deflagração de investigação para apurar suposto cometimento de diversos crimes, como invasão de dispositivo informático (Art. 154-A, do Código Penal), falsidade ideológica (Art. 299, do Código Penal), e falsa identidade (Art. 307, do Código Penal), praticados por meios digitais.

De acordo com a investigação, os atos delituosos consistiram no acesso indevido de conta de uma rede social da vítima, burlando os respectivos mecanismos de segurança, para então, falsamente se passando pela vítima, fazer alterações nas publicações/postagens da rede social, inserindo conteúdo difamatório e inverídico. Para a prática da invasão (hackeamento), o suspeito ainda teria utilizado chips de celular, previamente habilitados com uso indevido de dados pessoais e números de documentos de terceiros.

Diante dos consistentes indícios de autoria, colhidos no decorrer das investigações, a Delegada Regional de Polícia Civil, Cynthia Verena, representou junto à Vara Criminal da Comarca daquele município, requerendo expedição do mandado.

A Polícia Civil alerta às pessoas em geral para que se abstenham de praticar condutas nocivas de qualquer natureza, se valendo dos meios digitais. Muitas vezes se tem a falsa noção de que é fácil garantir o anonimato e a impunidade, ao fazer uso de perfis falsos, ou aquisição de linhas telefônicas em nome de terceiros. Isto pode configurar novos delitos, e não impede que a Polícia Judiciária, com uso de técnicas avançadas de investigação, chegue à autoria delitiva.

Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste