Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados contra empresários, advogados e servidores

A Polícia Civil do Estado do Piauí, com apoio da DINTE/SSP – Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, deflagrou nesta quarta-feira (26) a fase ostensiva da Operação Inventário, com objetivo de cumprir 11 mandados de prisão, oito mandados busca e apreensão e bloqueio judicial de bens obtidos como proveito do crime. São alvos dessa fase Advogados, empresários e servidores públicos que concorreram para a prática crimes de estelionato e lavagem de dinheiro. 

A investigação, presidida pelos Delegados Matheus Zanatta, Anchieta Nery e Yan Brayner, iniciou ainda no ano de 2020 quando a Polícia Civil foi notificada de uma possível fraude em um processo de inventário protocolado na comarca de Demerval Lobão. Usando documentos falsos e narrando fatos inexistentes, advogados ingressaram com ação de inventário fraudulenta, na comarca de Demerval Lobão, para alcançar o patrimônio de um cidadão falecido no estado do Paraná. 

Após o início da investigação a Polícia Civil identificou que o mesmo grupo estava envolvido em tentativas de fraude de execuções fiscais, homologação de acordos trabalhistas e outras ações judiciais, em outras comarcas, tudo com objetivo de violar o patrimônio de pessoas falecidas, levando o Poder Judiciário a erro. Estima-se que as fraudes até então identificadas tenham rendido aproximadamente R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) à organização criminosa. Novos inquéritos serão instaurados para investigar possíveis novas fraudes praticadas com o mesmo modus operandi. 

Ação policial contou com apoio das polícias civis dos estados de São Paulo, Paraná e Paraíba e com suporte logístico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas.

Com informações da Ascom/PC

relacionadas

talvez você goste