Polícia Civil deflagra operação e cumpre 16 mandados contra lavagem de dinheiro

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio de trabalho conjunto da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) e do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), deflagrou nesta quinta-feira (1) a Operação Faker nas cidades de Teresina e Agricolândia.

De acordo com a Polícisa Civil, o objetivo da operação é cumprir um mandado de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão e sequestro patrimonial contra pessoas envolvidas em crimes de fraude documental, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A Polícia Civil informou que na decisão judicial foi autorizado ainda o sequestro patrimonial contra os bens dos alvos até o montante de R$ 28.253.726,45 (vinte e oito milhões, duzentos e cinquenta e três mil reais, setecentos e vinte e seis reais e quarenta e cinco centavos).

Conforme a polícia Civil, a operação é resultado do desdobramento de trabalho do Greco feito ainda em abril/2019 contra um escritório de contabilidade de Teresina, quando vários documentos falsos, cartões bancários e carimbos foram lá apreendidos.

“Os policiais civis da Deccor continuaram os trabalhos e perceberam que havia uma forte organização criminosa atuando no Piauí e no Maranhão com fraudes documentais e lavagem de dinheiro, contando, para tanto, com potencial participação de cartórios, estabelecimentos bancários e outros entes”, diz a nota.

“Foi visto que várias pessoas e empresas fictícias eram criadas pelo grupo criminoso, quando para elas era transferido o passivo de várias empresas verdadeiras, muitas delas endividadas com bancos, com o fisco, além de outros delitos. A investigação mostrou que a partir dessas pessoas físicas e jurídicas falsas (cujo termo popular remete à expressão de língua inglesa “fakes”), o grupo conseguia movimentar quantias em dinheiro de forma dissimulada, com o objetivo de esconder seu patrimônio e causar prejuízo às reais vítimas (fisco e bancos)”, destaca.

Participam da operação 42 policiais civis do Greco e Deccor.

Com informações da Ascom
Fotos: Divulgação/PC-PI

relacionadas

talvez você goste