PoderData: Lula lidera com 40%, Bolsonaro tem 31% e Moro, 9%

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (16) pelo site Poder360 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a disputa eleitoral deste ano para a Presidência. Lula aparece com 40% das intenções de voto, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No levantamento anterior, divulgado no dia 20 de janeiro, o petista aparecia com 42% e o atual mandatário, com 28%.

Em terceiro lugar está o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que oscilou dois pontos para cima em relação à pesquisa anterior, e agora soma 9% das intenções de voto.

O ex-governador Ciro Gomes (PDT) variou três pontos percentuais para baixo em relação ao levantamento anterior, aparecendo agora com 4% das intenções de voto. Ele está empatado tecnicamente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 3%; com o deputado federal André Janones (Avante), com 2%; e com os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD), que têm 1% cada.

A senadora Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram, mas, pela margem de erro, ficam entre 0% e 2%, empatando com o pedetista no limite da margem.

Brancos e nulos somam 5%. Não sabem em quem irão votar são 3%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3 mil entrevistas em 243 cidades espalhadas pelos 26 estados e o Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-06942/2022.

Primeiro turno:
Lula (PT): 40%
Bolsonaro (PL): 31%
Sergio Moro (Podemos): 9%
Ciro Gomes (PDT): 4%
João Doria (PSDB): 3%
André Janones (Avante): 2%
Alessandro Vieira (Cidadania): 1%
Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
Simone Tebet (MDB): 0%
Felipe D’Ávila (Novo): 0%
Brancos/nulos: 5%
Não sabem: 3%
Há duas semanas, Lula tinha dez pontos percentuais a menos do que a soma de seus adversários. Hoje, a diferença oscilou para 11 pontos (40% contra 51%), dentro da margem de erro.

Lula vence todos no 2º turno, mas vantagem cai
De acordo com a pesquisa, Lula vence todos os adversários no segundo turno com ao menos 15 pontos percentuais de vantagem (podendo variar para 11 pontos percentuais dentro da margem de erro). Essa diferença já foi maior — no levantamento feito há um mês, era de ao menos 22 pontos.

Bolsonaro e Moro são os candidatos mais competitivos contra o petista, conforme a pesquisa. Contra Ciro e Doria, a vantagem de Lula é maior — de 23 e 28 pontos percentuais, respectivamente.

Veja abaixo as simulações de segundo turno:
Lula x Bolsonaro: 50% a 35%
Lula x Moro: 47% a 32%
Lula x Ciro: 45% a 22%
Lula x Doria: 46% a 18%

Metodologia
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste